Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu lança o Projeto Fique Vivo
Segurança

Prefeitura de Manhuaçu lança o Projeto Fique Vivo

29/11/2021 - Atualizado em 30/11/2021 07h36

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de frear a crescente onda de violência entre jovens no município, a Prefeitura de Manhuaçu está lançando o “Projeto Fique Vivo” nas comunidades. O pontapé deste projeto foi dado na tarde da última sexta-feira (26) em uma reunião no 11º Batalhão da PMMG, com a presença do poder judiciário, Polícias Militar e Civil, Secretários municipais, poder legislativo, representantes das associações de bairros e entidades religiosas.

O Fique Vivo surge diante da necessidade de elaborar e implementar ações capazes de prevenir e combater este cenário de violência, sobretudo entre os jovens. Para frear essa crescente, o objetivo é ampliar a consciência e o senso de pertencimento comunitário, buscando a transformação social, criando um ambiente acolhedor nos bairros, possibilitando maior bem estar e segurança; ampliação e fortalecimento dos vínculos comunitários; desenvolvimento de espaços de participação comunitária; acesso a serviços públicos; implementação de oficinas e suporte à comunidade. O programa também vai elaborar um diagnóstico do território onde será implantado, possibilitando atender as particularidades de cada local.

A Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, ao falar aos presentes, disse que é necessário que o poder público volte com o seu papel de garantidor de direitos, atuando de forma contínua na elaboração de políticas públicas que previnam a criminalidade. “Esse projeto vem nesse momento, para dar uma resposta de apoio às comunidades que estão tão sofridas, no meio dessa violência, elas estão sem saber onde buscar socorro. E não é só isso, tudo isso despertou a gente para outras coisas, uma comunidade, como o bairro Santana, estava abandonada, um abandono de longas datas. Nós precisamos resgatar os valores, dar dignidade àquelas pessoas”.

A Prefeita também disse que o projeto não irá atuar somente nesse momento, mas será expandido. “Esse projeto não vai agora envolver só esse momento que está acontecendo, é um projeto que será implantado e terá continuidade e isso vai depender muito do envolvimento da sociedade. Temos vários voluntários chegando e isso é o mais importante, muita gente abraçando e eu creio em Deus que esse projeto é a solução para o momento e vai dar certo”.

Presente também na reunião, o juiz da 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude, Marco Antônio Silva, disse que é necessário dar à população o que a Constituição Federal de 1988 determina, e que este projeto pretende garantir isso. “É importante a participação de todos os órgãos que compõem a estrutura de Segurança Pública, o Judiciário, o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, além obviamente do Executivo e do Legislativo Municipal, para que somando forças efetivamente consigam alterar a realidade. A partir do momento em que o Executivo assume a sua responsabilidade, de implementar as melhorias e os serviços previstos na Constituição da República, na legislação do país, nessas comunidades menos favorecidas, que demanda um iluminação pública eficiente, postos de saúde, creches, escolas para que a população possa trabalhar tranquilamente, que cada cidadão possa sair de casa de manhã e deixar seus filhos em um ambiente seguro, que ele desenvolva suas atividades de forma tranquila ao longo do dia e que ao final do dia possa retomar a sua casa com a sua família, todos em paz, numa rua iluminada, uma rua marcada pela paz e pela boa vizinhança, é esse o desejo. Então o projeto vem com esse propósito e eu quero crer, que com empenho de todos esses órgãos aqui citados, efetivamente seja concretizado”.

Primeiro bairro

A primeira localidade que receberá o projeto é o bairro Santana, com uma ação programada para o dia 05 de dezembro, das 8 às 12 horas. Além desta ação, os serviços já estão implementados no bairro, como a troca da iluminação pública para lâmpadas de LED. “Nós já começamos as nossas ações de implantação do Projeto no bairro Santana. Estamos trocando a iluminação, já pedi para verificar a situação da creche e da quadra do bairro. No dia 05 de dezembro, nós vamos ocupar o bairro com serviços públicos, envolvendo e acolhendo a comunidade”, explicou a Prefeita Imaculada.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.