Portal Caparaó - 1º Encontro da Afromineiridade é um grande sucesso em Manhuaçu
Geral

1º Encontro da Afromineiridade é um grande sucesso em Manhuaçu

29/11/2021 - Atualizado em 30/11/2021 12h10

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu – através da Escola do Legislativo – promoveu neste domingo, 28/11, o 1º Encontro da Afromineiridade de Manhuaçu e Região. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo de Minas – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Compuseram a mesa de honra do evento o presidente da Câmara, Cléber Benfica; os vereadores Administrador Rodrigo, Gilson Cesar da Costa e Roberto Natalino Júnior (Juninho Enfermeiro); o secretário de Cultura e Turismo, Silvério Afonso, o presidente interino do Movimento Cultural Negro, Marcos Antônio Cabral; diretor administrativo da Escola do Legislativo da Câmara, Diego Vilareal; e os palestrantes do evento, Makota Lesyame Marisa Nzinga e Adriano Maximiano da Silva e o mestrando em relações étnico-raciais Maxwel Aleixo Damásio.

O objetivo foi municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da Cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado.

“Participar desses encontros culturais são muito enriquecedores para nós. A Prefeitura de Manhuaçu se sente honrada em apoiar uma iniciativa tão importante e de inclusão social. Tivemos palestrantes de alto nível e apresentações muito ricas culturalmente. Parabéns a todos os apoiadores e organizadores do 1º Encontro da Afromineiridade de Manhuaçu”, comentou Silvério Afonso.

Durante o encontro, os palestrantes Adriano Maximiano da Silva e Makota Lesyame Marisa Nzinga falaram sobre a importância de uma maior representatividade negra na sociedade, empoderamento e relataram fatos históricos que coincidem com a atual estrutura social em que o negro se encontra e a necessidade de uma maior discussão a esse respeito.

“A ideia do encontro foi o debate, a valorização e a visibilidade das culturas afromineiras que contam com poucos espaços para se expressarem. Uma das ações é exatamente promover ambientes de debate e de visibilização de iniciativas e das culturas e manifestações artísticas que nosso estado abriga. Acredito que cumprimos esse papel e abrimos um novo espaço importante de discussão e participação”, salientou o vereador Administrador Rodrigo, que foi um dos responsáveis pela iniciativa.

Houve ainda apresentação musical com o grupo de dança afro “Pérola Negra”, apresentação do Ballet Afro “Polydiana Ballet” e com o grupo do Instituto de Capoeira Brasileira (ICB) com os alunos da instrutora Guerreira e do Mestre Marcelinho. Um dos pontos altos do encontro foi o desfile da coleção Ahosi Negra Chic Atêlie, que encantou o público presente.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, encaminhou vídeo parabenizando pela iniciativa.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.