Portal Caparaó - 1º Concurso Municipal de Cafés Especiais em Simonésia é sucesso
Agronégocios

1º Concurso Municipal de Cafés Especiais em Simonésia é sucesso

02/12/2021 - Atualizado em 03/12/2021 06h51

SIMONÉSIA (MG) - Com um café com nota 90,50, o produtor Jose Claudio da Rocha foi o grande campeão do 1º Concurso Municipal de Cafés Especiais em Simonésia. O evento de premiação foi promovido pela Prefeitura de Simonésia em parceria com a EMATER, na sexta-feira 26/11.

A Prefeita Marinalva Ferreira ficou lisonjeada pelo sucesso do evento. Ao lado do Secretário Municipal de Agricultura, Geraldo Pereira Ramos, agradeceu a todos os colaboradores, patrocinadores, empresas de cafés e principalmente aos cafeicultores de Simonésia que foram os principais responsáveis na realização do concurso. Ela também homenageou Maxwell Pacelli, ex-assessor da Secretaria de Agricultura, que hoje mora nos Estados Unidos e teve participação importante no concurso.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente avaliou o evento como um marco para a cafeicultura de Simonésia. “Foi simplesmente maravilhoso. Foi muito bom poder reunir agricultores, empresários da área agrícola e o poder público, na realização deste concurso. Agradeço aqui, em nome de toda equipe da Secretaria, todos que contribuíram para que este concurso fosse um sucesso. Que Deus abençoe grandemente a todos”, finalizou Geraldo Pereira Ramos.

A premiação aconteceu na praça Getúlio Vargas e no Salão Paroquial e contou com a presença de produtores, autoridades e patrocinadores. Estiveram presentes a fundadora da Rota do Café Brasil Marilucia Rocha e o prefeito de Santana do Manhuaçu, Paulinho.

Durante as festividades, as empresas patrocinadoras montaram estandes na praça central e realizaram a exposição de seus produtos, insumos e equipamentos.

VENCEDORES – CATEGORIA NATURAL

1º Jose Claudio da Rocha - 90,50 pontos

2º Elísia Aparecida Pereira da Silva - 88,75

3º Creonisio Correia da Silva - 88,00

4º Pedro Henrique Ferreira Brás - 87,50

5º Elias Antônio Pinel - 87,00

6º Luciene Maria Medeiros de Moura - 86,75

7º Denis Deidy Tavares - 86,25

8º Maria de Lourdes de Souza Azevedo - 86,00

9º Adélia Vivian de Abreu - 85,25

10º Marcos Antônio de Souza - 85,25

QUALIDADE

A festa foi abrilhantada por diversos sorteios, distribuição de brindes, sonoplastia e um afinado bate papo.

O evento teve uma palestra com o Gerente Regional da EMATER, Rômulo Matozinho. Ele apresentou muitas orientações aos produtores presentes e destacou o sucesso deste primeiro evento. “Tivemos pontuações muito significantes. Fazer cafés nesse nível não é fácil, por isso destacamos o empenho de todos e parabenizamos” disse.

Houve a degustação de cerca de vinte garrafas de café pela população na chamada “prova às cegas”. A vencedora foi Rosalina Teixeira de Três Barras, que ganhou um prêmio de 500 reais pelo melhor café na degustação.

No total, foram distribuídos cerca de 15 mil reais em prêmios. O primeiro colocado, além do reconhecimento da qualidade do seu café, levou o valor de 4 mil reais.

SECOM – Prefeitura de Simonésia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.