Portal Caparaó - Ballet: Espetáculo Piratas do Caribe emociona o público em Manhuaçu
Entretenimento

Ballet: Espetáculo Piratas do Caribe emociona o público em Manhuaçu

02/12/2021 - Atualizado em 03/12/2021 06h52

MANHUAÇU (MG) - O Projeto Social Mover e a Escola de Ballet Pollydiana Salazar emocionaram o público com a apresentação do Espetáculo Piratas do Caribe. Foram duas sessões lotadas no Teatro João Bracks, em Manhuaçu, no último final de semana.

Foram seis meses de preparação para chegar ao magnífico show apresentado pelos alunos de ballet das duas companhias. Os Professores Matheus e Pollydiana Salazar contam que a ideia do espetáculo começou em Guarapari (ES) quando conheceram um barco inspirado no filme, chamado Pérola Negra. “Ali começamos a amadurecer a ideia do tema desse espetáculo. O professor Mateus veio cheio de ideias e juntos começamos a elaborar todo o projeto. Ele criou o roteiro e fomos discutindo as possibilidades de encaixar tudo isso em palco e em um ballet contemporâneo sem perder a característica do filme. Fomos estudando análises, críticas, roteiros, personagens, trilhas sonoras etc”, conta a professora Pollydiana Salazar.

DESAFIO

Mas o desafio não era apenas montar o espetáculo. A incerteza provocada pela pandemia do novo coronavírus assombrava o grupo. Em 2020, tiveram que fazer a apresentação online, contando a história de Manhuaçu e do café em “Nossa terra, nosso lar”. Foi um grande sucesso, mas nada comparável à presença do público.

Com a vacinação avançando e as medidas de flexibilização das restrições, Pollydiana Salazar resolveu que era hora de retornar ao palco com o Projeto Social Mover. “Vimos a possibilidade de ir para o palco e poder sentir o calor da plateia nos assistindo e vibrando conosco. Para o artista é muito importante. Vivemos de fazer arte, inventar, levar emoção e cultura às pessoas que nos prestigiam”.

O próximo passo foi o trabalho com os alunos. Com o apoio do professor Matheus, foram detalhados os personagens para cada aluno. Eles também se dedicaram ao máximo para incorporar trejeitos e características para as coreografias.

Nesses seis meses, o grupo preparou os figurinos até a montagem do cenário. Houve a preparação de voz dos alunos com o Professor Gilberto até a gravação com Giovane.

REAPROVEITAMENTO

Além da música e dança, o espetáculo proporcionou outras vivências aos alunos e participantes. Eles trabalharam a reciclagem ao montar um barco de garrafa pet, além do reaproveitamento das madeiras de demolição.

“Tudo foi muito bem pensado e planejado, pois não trabalhavam por lucro e sim por valores de construções e vivência em que a representação é concreta possibilitando um novo aprendizado e um novo fazer artístico para nossos alunos”, detalha a professora.

Os alunos do Projeto Social Mover conseguiram vender rifas e integraram esse processo com grande êxito.  Todos foram para o palco.

Ao todo, entre bailarinos, equipe de apoio e equipe técnica foram mais de 90 pessoas envolvidas.

EMOÇÃO

Transformar um filme conhecido do público num espetáculo de dança é um desafio a mais. Os alunos do Projeto Social Mover e da Escola de Ballet Pollydiana Salazar emocionaram o público com duas sessões magníficas.  

“Nós trabalhamos a inclusão dessas crianças em meio a sociedade dando a elas a oportunidade de se expressar e mostrar seu potencial, de poder dar-lhes a voz em meio a uma fala não verbal, no qual a expressão com seu corpo demonstra a necessidade de ser incluídas. O grande feito é que não era possível diferenciar alunos de uma instituição ou outra. Ali era um só espetáculo musical, grandioso e bonito”, conta.

O espetáculo Piratas do Caribe foi um marco na trajetória do grupo. Foi a nona montagem realizada em Manhuaçu e atingiu um público de quase 500 pessoas nas duas sessões. A proposta é remontar a apresentação no final do primeiro semestre de 2022.

A professora Pollydiana Salazar destaca ainda que tudo só pôde acontecer porque teve apoio dos pais, dos alunos do ballet Pollydiana e do Projeto Mover, dos bailarinos Roberth Iury e Sarah Yandra de Barbacena-MG.

O Espetáculo Piratas do Caribe contou com o apoio dos empresários Daniel Gerhard por meio da Real Work e Café Noar, Rodrido Pereira da Play Kids, Helena Collares da Soma Service, Rudnei da Mineirice Gourmet e Mineirice Restaurante, Diones e Marllon Gessos, Pollyana Glamour Fitnnes e da Naiane Arquiteta.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.