Portal Caparaó - Yara anuncia os vencedores do concurso NossoCafé 2021
Agronégocios

Yara anuncia os vencedores do concurso NossoCafé 2021

23/12/2021 - Atualizado em 24/12/2021 07h15

MANHUAÇU (MG) - A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia os vencedores da 5ª edição do Concurso NossoCafé: Os produtores Geovane dos Santos Matos, de Alto do Jequitibá (MG), na categoria Café Natural e Estevão Denizar Douro, de Marechal Floriano (ES), na categoria Café Cereja Descascado.

Ambos terão seu lote adquirido pela Yara e serão homenageados com seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além disso, a empresa também oferece aos vencedores o curso de Q-Grader da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

"Foi muito gratificante participar de um concurso da Yara que é uma empresa que a gente é parceiro há tanto tempo. Nossa propriedade fica na região de Montanhas do Espírito Santo, temos um microclima e um terroir privilegiado para produção de cafés especiais e isso aliado a boa nutrição da planta, nos permite ter uma produtividade na lavoura e entregar um café de excelência na xícara", comenta o vencedor capixaba Estevão Denizar Douro.

A diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, comenta suas impressões sobre esta edição: "Um concurso de qualidade como este sempre nos dá muita alegria, pois nos permite acompanhar a evolução de muitos produtores e descobrir outros que passaram a trilhar o mesmo caminho. A BSCA muito se orgulha por apoiar a iniciativa NossoCafé Yara e apoiar a valorização de trabalhos realizados por famílias das mais diversas regiões produtoras de café do Brasil", destaca.

Promovido anualmente, o Concurso NossoCafé tem como objetivo promover a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Ao todo, a 5ª edição arrecadou 120 amostras de cafés de diversas regiões do Brasil, sendo: 82 na categoria Café Natural e 38 na categoria Café Cereja Descascado. As amostras vencedoras foram classificadas segundo protocolos da Specialty Coffee Association.

"Em 2021 o Brasil deve produzir quase 47 milhões de sacas de café, de acordo com dados da Conab e, apesar de todos os desafios enfrentados este ano, estamos muito orgulhosos em avaliar a qualidade dos nossos produtores e colaborar com cada um, oferecendo os nutrientes e as soluções necessárias para que eles continuem colhendo safras produtivas e com qualidade", comenta Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

CONCURSO NOSSOCAFÉ YARA 2021

CATEGORIA CAFÉ NATURAL

1 - GEOVANE DOS SANTOS MATOS – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

2 - RENATO BARROSO DE ASSUMPÇÃO – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

3 - MARIA APARECIDA BARROSO DOS SANTOS – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

4 - ALIPIO DE ASSUMPÇÃO SANTOS – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

5 - GABRIEL ALVES NUNES – PATROCÍNIO (MG)

6 - RAFAEL BASTO DA SILVA

7- MARCELO ASSIS NOGUEIRA

8 - MARCIONILO DE ASSUMPÇÃO SANTOS

9 - ELIESÉR CARMELITO DA SILVA

CATEGORIA CAFÉ CEREJA DESCASCADO

1 - ESTEVÃO DENIZAR DOURO – MARECHAL FLORIANO (ES)

2 - RENATO BARROSO DE ASSUMPÇÃO – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

3 - MARIA APARECIDA BARROSO DOS SANTOS – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

4 - ALIPIO DE ASSUMPÇÃO SANTOS – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

5 - SILMARA DOS SANTOS EMERICK – ALTO JEQUITIBÁ (MG)

6 - MARCELO ASSIS NOGUEIRA

7 - JOSÉ ROCHA

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.