Portal Caparaó - Manhumirim inaugura Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Geral

Manhumirim inaugura Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

30/12/2021 - Atualizado em 31/12/2021 08h42

MANHUMIRIM (MG) - Fruto de alinhamento entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde (MS) e prefeitura de Manhumirim, foi inaugurado, na quinta-feira (23/12), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional Manhumirim. A unidade fica localizada à Av. Lauro Célio Silva, nº 500, Centro.

O Cerest visa o provimento de retaguarda técnica para o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de prevenção, promoção e vigilância em saúde dos trabalhadores, tanto para os que atuam na zona urbana, quanto os trabalhadores da zona rural.

“A inauguração representa um avanço. Inicialmente serão assistidos os 23 municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu, porém o Ministério da Saúde já sinalizou que há possibilidade de inclusão dos 11 municípios da microrregião de Saúde de Carangola”, detalhou Andressa Aguiar, referência técnica em Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.

O coordenador de Regulação da SRS-Manhuaçu, Eduardo Alves, que no ato representou a Superintendência, parabenizou toda equipe envolvida na concretização da oferta desse serviço no município. “Não podemos deixar de parabenizar toda equipe envolvida nessa inauguração e implantação. A Regional de Saúde sempre esteve próxima e notamos o empenho dos poderes executivo e legislativo e de todos os profissionais de saúde.”

O secretário municipal de Saúde de Manhumirim, Hugo Lopes, agradeceu toda equipe da Regional, que desde o início das discussões para implantar o Cerest no território não mediram esforços para garantir que a inauguração acontecesse. “Promoção e prevenção, assim vamos atuar. Manhumirim não quer apenas ser mais uma sede de Cerest, queremos oferecer cada vez mais serviços que melhorem a assistência à saúde da população”, concluiu o secretário.

Cenário Epidemiológico

Essa sede irá atuar como agente facilitador na descentralização das ações intra e intersetorial nas questões relacionadas à saúde do trabalhador. O município de Manhumirim faz parte da região de Saúde de Manhuaçu, composta por 23 municípios. Esses pertencem à macrorregião de Saúde Leste do Sul. A população estimada da microrregião de Manhuaçu é de 340 mil habitantes.

Texto Antonio Rodrigues / SRS Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.