Portal Caparaó - CONSEP recebe a visita do novo Comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar
Segurança

CONSEP recebe a visita do novo Comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar

12/01/2022 - Atualizado em 13/01/2022 08h19

MANHUAÇU (MG) - O Conselho de Segurança Pública de Manhuaçu, formado por representantes da Comunidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros se reuniu a fim de tratarem de assuntos relevantes para toda a comunidade. A reunião aconteceu na noite desta terça-feira, dia 11. Foi a primeira do ano com a nova diretoria, empossada no dia 15 de dezembro de 2021.

Foram discutidos, dentre vários assuntos o planejamento das atividades para o ano corrente; a criação de uma comissão, que será formada por quatro conselheiros e conselheiras, com disponibilidade para representar o CONSEP, onde for necessário. Durante a reunião, foi feita a apresentação do no novo Comandante da 72 Companhia de Polícia Militar, Capitão PM Túlio, responsável pelo policiamento dos municípios de Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Luisburgo. Capitão Túlio Gomes Santos esteve responsável pelo comando da 272ª Companhia de Abre Campo desde 2018, assume a 72ª Companhia de Polícia Militar no lugar do 1º Tenente Gedaías Teixeira Xavier, que exerceu o comando desde janeiro de 2020 e, agora promovido a Capitão foi transferido para Nanuque.

O novo comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar fez uma rápida apresentação, destacou sua experiência no campo operacional nas cidades de Ponte Nova e Abre Campo, sobretudo o trabalho desenvolvido com a comunidade e o Conselho Comunitário de Segurança Pública. Com 18 anos na Polícia Militar, o Oficial disse que estará zelando pela segurança pública em parceria com outros órgãos. “Desde meu ingresso na PM, em 2004, meu compromisso é com a segurança. Em Manhuaçu, quero dedicar inteiramente ao trabalho e me coloco à disposição de todos. Não medirei esforços, para que tenhamos uma cidade tranquila e segura”, comentou.

Ele aproveitou o momento, para apresentar aos conselheiros, o comandante do 1º Setor de Policiamento da cidade.  O Aspirante Lopes, que retornou recentemente do Curso de Formação de Oficiais será o responsável pelas ações da segurança. “Aqui já atuei como Sargento, conheço todos os lugares. Nessa função, estarei trabalhando com todos vocês em prol de uma segurança pública melhor”, destacou Aspirante Lopes.

Usina de reciclagem e compostagem de lixo em discussão

A conselheira Marines Bragança trouxe à tona um assunto preocupante, que afeta os bairros Santa Terezinha, Engenho da Serra e Clube do Sol, onde está construído o condomínio de casas populares. Através de fotos, a conselheira apontou a situação do aterro sanitário (lixão), no ponto mais alto da cidade, que demarca ser o limite dos Bairros Santa Terezinha e Pouso Alegre (Clube do Sol). Acima de uma pequena mata adormecida, está a montanha de lixo que desenha o maior morro da cidade.

Foi demonstrada a preocupação, principalmente os problemas que vão surgindo, lixo vai deteriorando e surge repentinamente o líquido produzido pelo lixo orgânico. O chorume, um líquido de coloração escura, que surge com a decomposição do lixo doméstico, produzido também pelas empresas. Possui textura viscosa e forte odor característico, o resíduo pode se originar da umidade natural do lixo, que aumenta no período de chuvas; da água proveniente da matéria orgânica, escorrida durante a decomposição do material e, das próprias bactérias encontradas no lixo, responsáveis por dissolver a matéria orgânica com a formação do líquido.

O conselho de Segurança Pública estará cientificando, através de ofícios todos os órgãos ligados à questão ambiental e, ao mesmo tempo cobrado algum tipo de ação. Para o presidente do Consep, Anízio Gonçalves, o assunto requer atenção por parte de todos. “Enquanto órgão fiscalizador, nossa atuação será a de cobrar. Posso afiançar, que iniciamos o ano com demandas, preparação do planejamento de ações e com acolhida de novas pessoas, que passam a nos ajudar. Com alegria, tivemos também a visita e apresentação do Capitão Túlio, que estará no comando da 72ª Companhia de Polícia Militar. Certamente será nosso aliado”, comentou Anízio Gonçalves.

Eduardo Satil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.