Portal Caparaó - HCL reúne municípios para tratar mudanças no atendimento de urgência e emergência da região
Geral

HCL reúne municípios para tratar mudanças no atendimento de urgência e emergência da região

12/01/2022 - Atualizado em 13/01/2022 08h19

MANHUAÇU (MG) - Está prevista para o final deste mês uma mudança importante no sistema de saúde regional. Com a implantação do SAMU em Manhuaçu e em algumas cidades vizinhas, o Hospital César Leite passa a ser a principal porta de entrada para urgência e emergência. Por conta dessa mudança, a diretoria do HCL promoveu uma reunião envolvendo prefeitos e gestores de saúde municipais na manhã desta terça-feira, 11/01. O Ministério Público também se fez presente por meio do promotor e curador da saúde Dr. Reinaldo Pinto Lara.

Realizada no auditório do HCL, a reunião teve a presença de prefeitos e secretários de saúde dos 23 municípios da microrregião de saúde de Manhuaçu. No primeiro momento, o gerente de planejamento do Hospital César Leite, Chardson Roberto da Paixão, apresentou um diagnóstico de atuações e custos da unidade hospitalar.

O provedor Sebastião Onofre de Carvalho destacou a mudança e falou da importância da parceria dos municípios para custeio dos novos serviços ofertados na área de urgência e emergência. “Hoje somente o município de Manhuaçu, o estado e a união mantêm convênio conosco e com a ampliação do atendimento de urgência e emergência a demanda tende a aumentar muito, por isso temos duas situações. A primeira é que se torna necessário que as cidades da região realizem os atendimentos à pacientes com situações menos graves nas suas unidades de pronto atendimento, direcionando para o HCL os casos mais complexos e que necessitam de recurso maior. Outra situação que propomos aqui e que a maioria dos municípios deu sinal positivo é quanto ao repasse por meio de convênio” - explicou o provedor.

A prefeita Maria Imaculada também se pronunciou e destacou que Manhuaçu já estrutura uma nova Unidade de Pronto Atendimento Municipal (no antigo SUS) para atender aos munícipes, consequentemente encerrando as atividades do Hospital Municipal, que hoje é inviável. “Estamos preparados para receber o SAMU e tenho certeza que tudo que envolve essa vinda do serviço vai impactar positivamente no atendimento à nossa população. Com o Hospital César Leite tendo portas abertas para urgência e emergência o paciente vai ser levado diretamente para o atendimento necessário, já dentro da estrutura do principal hospital da região. Quanto aos usuários do serviço de Manhuaçu, o pronto atendimento municipal vai ter ótima estrutura para esse primeiro atendimento” – informou a prefeita.

Os atendimentos de urgência e emergência para casos de ortopedia já estão sendo realizados no Hospital César Leite. A previsão de abertura total para os demais serviços de urgência e emergência é para o início do mês de fevereiro.

A atual UPA passará a se chamar Pronto Atendimento Regional de Urgência e Emergência do Hospital César Leite.

ADESÃO

O promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto Lara, ressaltou a importância dos municípios e o HCL chegarem a um entendimento, reforçando a necessidade de estabelecer valores e firmar convênios para a manutenção do atendimento de urgência e emergência para atendimentos às demandas das cidades vizinhas.

Conforme sugestão do Ministério Público, o Hospital irá convocar os prefeitos e secretários na próxima semana para apresentar a minuta do contrato e definir valores. O documento será encaminhado para a promotoria.

Vários prefeitos e secretários de saúde da região mostraram se receptivos à proposta de financiamento do serviço de urgência e emergência.

A reunião contou com a presença também do presidente da Câmara de Manhuaçu, Cleber Benfica, do presidente do Conselho Superior Renato Cezar Von Randow e do secretário de saúde de Manhumirim, Hugo Lopes, representando o COSEMS Regional.

Assessoria de Imprensa do HCL e Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.