Portal Caparaó - COAMMA e Academia de Letras apresentam Folia de Reis 2022 em Manhuaçu
Entretenimento

COAMMA e Academia de Letras apresentam Folia de Reis 2022 em Manhuaçu

13/01/2022 - Atualizado em 13/01/2022 07h34

MANHUAÇU (MG) - Pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e a Academia Manhuaçuense de letras (AML) realizam a Festa dos Santos Reis, como forma de manter viva a cultura de algumas comunidades da cidade e da região.

No ano passado, a apresentação aconteceu nas dependências do Palácio da Cultura de Manhuaçu, e chamou a atenção das pessoas. Muitos nem conheciam a bela tradição, que sempre fez parte dos nossos ancestrais. A Folia de reis é celebrada com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus. Devido à pandemia, as duas entidades decidiram realizar novamente um encontro diferente.

A Folia de reis se apresentou na Casa de Cultura de Manhuaçu, respeitando as regras e protocolo. e dentre os convidados, estava a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, que em entrevista, disse que vai apoiar a cultura para que a tradição caia no esquecimento aqui na cidade e região. E que no próximo ano, irá incluir a festa no calendário da cidade com apresentações no centro. Imaculada disse, que desde criança, sempre foi envolvida e encantada com a folia de reis.

A iniciativa do COAMMA e Academia Manhuaçuense de Letras é despertar a sociedade para manter a cultura, que por séculos marcou regiões, famílias que guardam na lembrança a tradição, além de realizar uma reflexão sobre o assunto e, até mesmo promover o incentivo à atividade cultural.

Para a presidente do COAMMA, Marines Bragança, torna-se fundamental que as pessoas conheçam esse lado cultural, que por séculos fez parte da vida dos nossos pais, avós e cultivar o valor da família, da simplicidade e da celebração do nascimento de Jesus.

Segundo o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, S. J. de Moraes, ceder o espaço para a apresentação da Folia de reis, é uma forma de contribuir para que a cultura não acabe. “É muito lindo a gente perceber que existe ainda, pessoas que reconhecem esse valor, continuam com o que herdaram dos avós, dos pais e, sobretudo possibilitando que as pessoas conheçam o que é verdadeiramente Folia de Reis”, disse.

O vice-presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, e um dos organizadores,  Dr. Sérgio Alvim, se emocionou mais uma vez com o evento, que cai justamente na data de aniversário do seu casamento, em entrevista, disse, que se depender dele, esta cultura jamais morrerá.

As apresentações tiveram início com a tradicional Folia de Luisburgo, "Três Reis do Oriente", que com muito entusiasmo de vários integrantes, puderam emocionar os convidados presentes com canções de Reis e outras no nosso folclore.

Formada por 16 integrantes, o grupo “Folia de Reis Robabel” percorre comunidades adjacentes e outros municípios, realizando a tradicional atividade que envolve música, dança, alegria, receptividade e fé.

Tratado de “Chefe” pelos companheiros, o folião Ismael Luiz Robadel conta que participa do grupo há 52 anos, para manter a tradição de família e levar alegria às pessoas. Ele explica que, a celebração dura 12 dias. Inicia dia 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém, levando incenso, ouro e mirra para presentear Jesus. “Aqui é uma família, que mantem viva essa cultura. E enquanto vivo estiver, com certeza estarei contribuindo para que essa cultura deixada nunca acabe”, disse emocionado. Todo ano, a reunião preparatória acontece na casa de Adorvani Luiz Robadel, de 77 anos, que integra a Folia há 58 anos e, atualmente é o coordenador.

Teógenes Nazaré / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.