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Economia

Solnatus expande atuação e conquista o mercado exterior

13/01/2022 - Atualizado em 14/01/2022 10h54

MANHUAÇU (MG) - Os compromissos diários com um mercado cada vez mais exigente e à necessidade de garantir emprego e renda, fazem com que os dias sejam cada vez mais corridos. Com isso, há alguns anos a praticidade tem se tornado uma prioridade para as pessoas, influenciando inclusive na alimentação, induzindo o consumo de alimentos industrializados, por ser uma forma mais rápida. Porém, o preço que se paga por essas escolhas são o desenvolvimento de doenças que muitas vezes se originam de inadequações no hábito alimentar. Um exemplo é a doença cardiovascular, principal causa de morte no mundo nos últimos 20 anos (OMS, 2020).

Mas muita gente já se deu conta que investir em uma alimentação natural e saudável tem sido a melhor alternativa para garantir mais qualidade de vida, deixando o corpo preparado para enfrentar a correria e o estresse do dia a dia de trabalho. Uma prova do crescimento desse setor é a expansão da empresa Solnatus, em Manhuaçu, que vem ampliando sua atuação, atendendo todos os estados da região Sudeste do Brasil e até o mercado externo, com produtos sendo comercializados nos Estados Unidos e outros países.

A Solnatus nasceu em Manhuaçu há mais de 13 anos e hoje é uma empresa líder no mercado, distribuindo mais de 300 itens com garantia de qualidade de ponta a ponta. Apesar do sucesso hoje, seu proprietário, Cleber Benfica, alguns anos antes de sua implantação, nunca havia se imaginado trabalhar com produtos naturais.

Início inesperado

Caminhoneiro durante cerca de 10 anos, atravessando todo o Brasil fazendo entregas e orgulhoso de sua profissão, Cleber Benfica, em uma das muitas viagens, quando estava no agreste do nordeste do País, com 28 anos de idade, decidiu que não queria ser mais motorista de caminhão. Ao retornar para casa, entregou o serviço a empresa onde atuava, a Gulozitos. Logo depois, recebeu convite de um amigo para trabalhar com ele em uma loja de produtos naturais, onde ficou pouco mais de um ano, até passar a atuar como distribuidor de produtos naturais na região.

Foi assim que surgiu, primeiramente a empresa Distrinatus, comprando produtos e fazendo a distribuição para outros vendedores. No entanto, clientes da antiga loja onde trabalhou e que já havia encerrado as atividades comerciais, começaram a procurar fornecedores de vários produtos como granola, açúcar mascavo, entre outros. Cleber passou a fazer contato com empresas fornecedoras de São Paulo, Belo Horizonte e outros centros importantes, e ao perceber a carência do setor surgiu a ideia de montar a Solnatus (Sol - variação de “O sol nasceu para todos e natus, de Natureza)”.

Cara e coragem

Sem recursos para investimentos, fez uma listagem dos 20 itens mais populares e vendidos naquele momento, isso entre 2007 e 2008, para a montagem de um mostruário. Após a definição, foi em um supermercado e comprou os produtos, adquiriu embalagens e elaborou um rótulo para o primeiro mostruário. “Eu estava empolgado, mas não tinha dinheiro. A vontade de lançar o produto e atender o cliente era muito grande e por isso eu não via as dificuldades que poderiam surgir”, destacou.

Com o primeiro catálogo em mãos, iniciou a visitação a estabelecimentos comerciais. Foram inúmeras viagens, sempre com muita dificuldade e contando com a ajuda de parentes. A primeira venda foi fechada com uma empresa de Ipatinga, que permanece cliente até hoje. “O comprador perguntou sobre o prazo para a entrega e eu pedi 15 dias alegando que tinha que fechar outras vendas e completar a carga de um caminhão”, destacou. “Fiz algumas vendas na oportunidade, não eram muitas, mas havia conseguido e estava muito feliz com o resultado por ter encontrado pessoas que acreditaram no projeto”, completou.

De volta para casa a preocupação era conseguir o dinheiro para comprar os produtos e cumprir o prazo para entrega. Procurou amigos que negaram a ajuda e acabou recorrendo a sua sogra, uma senhora aposentada com salário mínimo, mas que tinha condições de conseguir um empréstimo. “Como havia vendido dois mil reais em produtos no Vale do Aço, minha sogra conseguiu um empréstimo de R$ 3.500,00 com prazo de 12 meses para pagar”. Imediatamente Cleber ligou para fornecedores, comprou, empacotou os produtos e colocou no carro para fazer a entrega na semana seguinte, de forma antecipada. “Eu justificava dizendo que queria fazer a entrega pessoalmente para valorizar o cliente. A partir daí vieram outros pedidos, em Caratinga, Manhuaçu, Espera Feliz e várias cidades. Em um período de 90 dias já havia conseguido o dinheiro para pagar o empréstimo”, lembrou.

Após esse período inicial de dificuldades e trabalhando sozinho surgiram oportunidades para contratação, primeiro de ajudantes da guarda mirim, existente na época. Logo depois, com o crescimento dos negócios, Cleber chamou sua esposa Andreia, que trabalhava na Caravelli, para atuar com ele na empresa, onde continua até hoje. Com a estruturação do trabalho, mais pessoas começaram a chegar para ajudar na organização e atividades, entre elas Vinícios Abreu, que hoje é o gerente geral da empresa, vendedores externos e os filhos Clesia e Davi que acompanharam os momentos iniciais da empresa, as dificuldades, conquistas e a transformação com a nova dimensão que a Solnatus alcançou nos últimos anos, com uma cobertura em três estados da Região Sudeste do Brasil, chegando agora também ao mercado internacional, fornecendo produtos há quatro anos também para os Estados Unidos, entre outros países.

Expansão e mercado externo

Atualmente a Solnatus emprega 18 funcionários diretos e possui cinco vendedores que atuam desde a divisa com a Bahia, toda a faixa de Minas expandindo até Belo Horizonte e toda a Região Metropolitana, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos Estados Unidos a empresa também conta com parceiros representantes para um atendimento personalizado a diversos itens, que estão sendo introduzidos agora e muito demandados no mercado externo. Algumas adaptações foram feitas em relação a produtos por causa da nova relação comercial, para o atendimento da demanda.

Diferente do início, quando foi elaborado um catálogo com 20 produtos, hoje a empresa Solnatus trabalha com 350 itens, em média, incluindo 97 tipos de ervas para chá, que são os principais e tem autorização regulamentada para comercialização. De farináceos, grãos e sementes são cerca de 100 itens e ainda suplementos alimentares, encapsulados, tudo dentro do segmento de bem-estar e vida saudável.

O crescimento do mercado de atuação da Solnatus, da demanda por produtos e novas exigências em relação a qualidade exigiram da empresa um espaço maior para armazenamento, controle e administração. “O que começou em um quartinho agora está ocupando um espaço comercial de 500 metros quadrados de galpão, além de mezaninos para acomodação da mercadoria, que, se somados, o espaço passa a ter cerca de700 metros quadrados de área útil. “O Cleber Benfica teria que ser coach para explicar como conseguiu montar uma empresa multinacional começando com R$ 3.500,00. Hoje, com a demanda só aumentando, em pouco tempo talvez esses 700 metros quadrados de área serão pequenos para atendimento das necessidades”, afirmou o Gerente da empresa, Vinícios Abreu.

Para manter o bom atendimento e um mercado tão extenso, atendendo vários estados e até no exterior, a Solnatus teve que investir também em qualidade e controle rígido dos produtos, com a incorporação ao seu quadro técnico de uma nutricionista e farmacêutica. A profissional está presente diariamente, fazendo o acompanhamento dos produtos, coordenando a sala de manipulação e todos os manipuladores, e ainda treinando demais funcionários e vendedores para que estejam preparados para a apresentação de cada produto.

A nutricionista Emiliane Rodrigues Dutra, Mestre em Saúde Coletiva e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva, é a responsável técnica pela Solnatus. Ela destaca que priorizar o consumo de alimentos naturais já traz benefícios pelo simples fato de eliminar da rotina alimentar os conservantes, corantes, aditivos químicos, gorduras, açúcares e sódio, que estão presentes nos alimentos industrializados.

Para ela, os alimentos naturais estão diretamente relacionados a prevenção de inúmeras doenças, dentre as quais; doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, dislipidemias, hipertrigliceridemias, câncer e obesidade. “Fontes de fibras, vitaminas e minerais, já amplamente esclarecidos, os alimentos naturais podem ir muito além, pois são anti-inflamatórios e antioxidantes, desintoxicando seu organismo’, destaca. “Devemos enfatizar ainda, que alimentos naturais são de fácil acesso por parte da população, possibilitando benefícios e promoção à saúde de forma unânime e integral. Consumir alimentos naturais é uma das melhores formas de se cuidar, principalmente em um momento onde as ofertas de alimentos industrializados, se mostram cada vez mais na contramão do que é necessário para ser manter saudável”, concluiu.

Os profissionais da área administrativa e até mesmo os motoristas que fazem o transporte e entrega dos produtos também são preparados, como parte do pós-venda, para a necessidade de avaliações de qualidade e potenciais riscos em caso de alguma avaria na carga. “Todo esse preparo no corpo técnico busca manter a qualidade até a ponta final. A gente tenta conhecer cada fornecedor para entender sobre a compra e laudos técnicos necessários”, pontuou Vinicius. Os vendedores também são treinados e fazem uma espécie de consultoria para o cliente, principalmente aquele que está iniciando um negócio e quer ter um termômetro daquilo que, de fato, o mercado está exigindo.

A Solnatus hoje está instalada a rua Luciana Ribeiro Pinheiro, número 22, no bairro Bom Pastor.

Os canais de comunicação da empresa são o telefone fixo (33) 3332 1200 e o Whatsapp Comercial (33) 98824-3605, que é uma forma de comunicação mais fácil para todo mundo. O site da Solnatus está em construção e começa a funcionar em breve. Nas mídias sociais Facebook e Instagram a empresa está presente como @solnatusprodutosnaturais.

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