Portal Caparaó - Manhumirim: Prefeitura inaugura CRAS
Geral

Manhumirim: Prefeitura inaugura CRAS

01/06/2009 - Atualizado em 04/06/2009 06h10

A Prefeitura de Manhumirim inaugurou no último sábado, 30/05, o Centro de Referência de Assistência Social “Irmã Eunila”, no bairro Nossa Senhora da Penha, com a presença do Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes; do vice, Sebastião Tristão; do Presidente da Câmara, Jésus Antônio Aguiar; do Secretário Municipal de Assistência Social, José Weber Pereira; demais secretários municipais e Vereadores, do Comandante da 29ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Rogério Fernandes; de Irmãs Sacramentinas e pessoas da comunidade.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, também chamado de “a casa da família”, é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, que trabalha atrelado à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Prefeitura, realizando a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, articulando estes serviços no seu território de abrangência, dentro da perspectiva de potencialização da proteção social.

A Prefeitura de Manhumirim buscou informações juntos aos Centros existentes em municípios vizinhos sobre o seu funcionamento e optou por criar o CRAS na comunidade carente Nossa Senhora da Penha, considerada a de grande vulnerabilidade. Futuramente outros Centros poderão ser criados em outras comunidades.

Algumas ações da proteção social básica às famílias e ao cidadão devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral às Famílias-PAIF. Além disso, o CRAS será sede de reuniões e encontros que tenham como objetivo beneficiar a comunidade, além de oficinas e trabalhos em grupo, de cursos e outras atividades sócio-educativas.

Principais objetivos

Promover o acompanhamento sócio-assistencial das famílias; potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; e atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco social.

Como funciona?

No CRAS do bairro Nossa Senhora da Penha, haverá um grupo de profissionais atuando, entre eles, Assistente Social e Psicólogo. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.  No CRAS será feito o cadastramento das famílias; o levantamento e identificação das suas necessidades; a realização do atendimento sócio-assistencial; o encaminhamento para acesso a bens e serviços comunitários; o mapeamento e articulação da Rede de Serviços Locais; o acompanhamento e avaliação de resultados dos trabalhos desenvolvidos com as famílias; o monitoramento e avaliação dos serviços assistenciais; e o registro de todos os contatos realizados com o grupo familiar.           De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cras inicia as suas atividades oficialmente nesta terça-feira, dia 2 de junho.

Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social, ao lado da Prefeitura. Tel: (33) 3341-9900.

Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim - 01/06/09 - 18:54 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.