Portal Caparaó - SAAE inicia obras para para ampliar abastecimento da cidade
Geral

SAAE inicia obras para para ampliar abastecimento da cidade

05/06/2009 - Atualizado em 07/06/2009 09h19

Garantir o abastecimento com água tratada e de qualidade para os próximos 20 anos é a nova meta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Manhuaçu. O SAAE já iniciou o projeto para ampliar a vazão de água tratada e garantir que a comunidade de Manhuaçu não enfrente falta d´água. Obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) vão garantir abastecimento em quantidade e com qualidade. O investimento nisso tudo reflete na saúde da população.

Atualmente, são 17.343 casas e comércios com ligação de água na cidade de Manhuaçu. O consumo diário médio é de 15 milhões de litros de água potável. Enquanto aplicou recursos para garantir o abastecimento de 100% das comunidades de vilas e distritos, o SAAE também investiu na sede. Nos últimos quatro anos, foram aplicados recursos em obras que aumentaram a capacidade de produção de água tratada em 30%. Saltou de 140 litros por segundo para 175. Com o crescimento populacional de Manhuaçu, foi isso que garantiu segurança no abastecimento da cidade.

A partir do segundo semestre de 2009, seguindo a determinação do Prefeito Sérgio Breder, o SAAE vai iniciar as obras para aumentar a quantidade de água produzida na Estação de Tratamento de Água (ETA). “Queremos ampliar a vazão tratada de água para 225 litros por segundo, o que trará segurança no abastecimento durante os próximos 20 anos, garantido o desenvolvimento da cidade”, afirma o diretor do SAAE Gentil Pazeli.

OBRAS INICIADAS

Para garantir o abastecimento, estão sendo executadas as primeiras obras na ETA localizada no Bairro Santa Luzia. “Iniciamos a reforma dos filtros com troca de fundo falso e de leito filtrante para melhorar a qualidade de água distribuída a população. Ao mesmo tempo, já começou a construção de uma nova casa de química para mistura e dosagem e aplicação de produtos químicos, e a construção da sala de armazenamento e controle de produto”, explica o engenheiro Fabrício Santos.

A equipe técnica do SAAE vem desenvolvendo projetos para modernizar o tratamento da água acompanhando o desenvolvimento tecnológico que atualmente vem sendo implantados nas empresas de saneamento no país. Recentemente, diretores e engenheiros do SAAE de Manhuaçu visitaram os SAAEs em Governador Valadares (foto) e Guanhães.

Atualmente, o SAAE atende completamente a portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. “Além de garantirmos a segurança no abastecimento com quantidade, nossa meta é também a questão da qualidade. Hoje, a água tratada do SAAE Manhuaçu atende todos os padrões de potabilidade e pureza exigidos pelo Ministério da Saúde”, ressalta Gentil Pazeli.

Carlos Henrique Cruz - 05/06/09 - 06:05 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.