Portal Caparaó - Conect Info expande sua rede cruzando quatro estados brasileiros
Economia

Conect Info expande sua rede cruzando quatro estados brasileiros

01/04/2022 - Atualizado em 02/04/2022 08h57

REDAÇÃO - A Conect Info, provedor de serviços de telecomunicações de Minas Gerais, investe na geração de transponders de 800 Gb/s da Padtec para ampliar a cobertura e a capacidade de transmissão de sua rede de comunicação e, ainda, expandir sua atuação para três novos estados brasileiros. O objetivo é atender às necessidades de comunicação dos usuários e aumentar sua base de clientes corporativos oferecendo serviços de link dedicado e transporte de dados de qualidade e desempenho elevado.

O plano de expansão do ISP – que tem sede em Ipatinga e atua em vários municípios do interior de Minas Gerais – começa pela conexão entre Belo Horizonte e a capital do Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ), entre outros municípios. Em seguida, a rede chega até a capital Vitória, no Espírito Santo, passa pelo município de Teixeira de Freitas, no interior da Bahia, e retorna para o interior de Minas Gerais, formando um grande anel.

Ao todo, serão mais de três mil quilômetros de redes ópticas iluminadas, com capacidade total de 16 Tb/s (terabits por segundo), em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Rudmar Guimarães, CEO da Conect Info, conta que a construção de uma rede de alta capacidade, disponibilidade e flexibilidade para expansão de forma rápida – uma das maiores em anel do país – faz parte da estratégia da provedora para os próximos anos, que inclui o aumento da oferta de serviços e de sua base de clientes.

Para alcançar essa meta, o provedor está apostando na linha de transponders de 800 Gb/s (até 400 Gb/s por canal óptico) da Padtec, desenvolvida com o objetivo de combinar alta capacidade de transmissão de dados – em curtas, médias e longas distâncias – com menor custo por bit transmitido. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.

Além disso, para agregar valor à qualidade dos serviços oferecidos, a provedora mineira decidiu investir no uso da solução OTDR (Optical Time-Domain Reflectometer), que permite que os operadores controlem remotamente, e de forma automática, o desempenho de suas redes ópticas por longas distâncias. Produzida pela Padtec empregando tecnologia desenvolvida pela VIAVI – uma das principais fornecedoras de soluções de teste e monitoramento de redes do mundo –, a solução OTDR integra a linha de produtos da empresa e é a mais compacta do mercado.

Com essa solução em sua rede, a Conect Info passa a dispor de uma ferramenta que irá minimizar e até mesmo evitar a interrupção das comunicações. “Outro diferencial importante está no retorno do investimento, que pode ser alcançado rapidamente, levando-se em conta os ganhos obtidos com a redução do tempo médio de reparo e dos deslocamentos de técnicos e, também, com a maior disponibilidade da rede”, pondera Rudmar.

Com assessoria de imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.