Portal Caparaó - Manhuaçu celebra Corpus Christi
Geral

Manhuaçu celebra Corpus Christi

11/06/2009 - Atualizado em 14/06/2009 09h21

O dia de Corpus Christi tem um significado muito especial para os católicos. Em Manhuaçu, muitas comunidades trabalharam durante toda a manhã pra deixar as ruas mais bonitas para as celebrações. As Paróquias do Bom Pastor e de São Lourenço prepararam tapetes com materiais diversos, mas a novidade foi um trecho decorado com peças de roupas e sapatos que serão doados para famílias carentes.

A tradição de decorar as ruas com tapetes de serragem persiste em Manhuaçu. Os temas são ligados à Campanha da Fraternidade, a Eucaristia e outros símbolos da mensagem de Cristo.

VEJA AS FOTOS

O pároco de São Lourenço, Padre Renato Dutra Borges, considera que desde a preparação até o momento da procissão a comunidade de Manhuaçu demonstra um sentimento de grande religiosidade. “É uma comemoração para tornar cada vez mais pública a nossa fé. Oportunidade das pessoas se envolverem. É uma alegria ver a juventude trabalhando, sujando as mãos, num esforço para as pessoas contemplarem a beleza que é a presença de Deus na Eucaristia e também na própria participação das pessoas”.

Segundo o sacerdote, além da lembrança da Eucaristia, a procissão mostra um lado significativo das pessoas. “Acompanhamos aqui o mistério também do ser humano que se mobliza em gestos como esse que a gente contempla no dia de hoje: voluntariado, colaboração e participação”.

O povo mineiro é muito envolvido na festa de Corpus Christi. Em várias cidades, a decoração das ruas e casas perpassa gerações. Em Manhuaçu, na Paróquia do Bom Pastor a decoração também encantou e mostrou um espetáculo de cores e materiais nas ruas próximas à matriz.

Uma novidade neste ano foi um trecho decorado com roupas e sapatos. O material foi colocado em sacolas e será doado para famílias da comunidade paroquial. Carlos Cruz / Jailton Pereira - 11/06/09 - 20:33 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.