Portal Caparaó - Intercâmbio entre Cidade e Roça destaca a força da Agricultura Familiar em Manhuaçu
Agronégocios

Intercâmbio entre Cidade e Roça destaca a força da Agricultura Familiar em Manhuaçu

06/05/2022 - Atualizado em 06/05/2022 14h52

MANHUAÇU (MG) - A força do cooperativismo e a união das famílias rurais visando a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico de Manhuaçu e região foram evidenciadas com animado encontro realizado na Comunidade dos Diniz, no distrito de Dom Corrêa, na tarde desta quinta-feira, 28/04.

Realizado pela COORPOL (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta) e ACEAS (Associação Comunitária de Estudos e Ação Social), o evento realizado na Piscina do saudoso Tanica, reuniu expressiva participação de moradores, lideranças sociais e autoridades do município.

Entre os presentes, o Presidente da COORPOL, Flânio Alves da Silva, e da ACEAS, Marcélio Fernandes Diniz Medeiros; Prefeita Maria Imaculada Dutra; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marco Antônio Domingos; Vereadora Eleonora do CEM; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares; Ex-vereador João Amâncio de Faria; Extensionistas da EMATER, representantes da REDE, CRESOL, Secretaria de Saúde/ Vigilância Sanitária e Nutricionista, e de Educação/ Setor Compras; Diretores de escolas estaduais e municipais atendidas pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por meio da ACEAS, entre outras instituições.

No decorrer do evento, foi apresentado balanço das atividades desempenhadas a partir desta organização das comunidades rurais, expressa por meio do trabalho da COORPOL e da ACEAS, em fortalecer a geração de renda para diversas famílias no município; a produção e comercialização de alimento sem agrotóxicos, a organização administrativa que possibilita a venda destes hortifrútis para o Governo, que os distribui para escolas públicas e instituições assistenciais proporcionando nova fonte de renda para os agricultores da região; o constante acompanhamento e orientação aos agricultores para a qualidade e produtividade; as inteligentes parcerias que possibilitam a sustentabilidade desta iniciativa social, e assuntos afins. Além disto, mencionou-se a atuação da COORPOL com a comercialização de café da região a outros países, via fair trade, o que possibilita a valorização do preço por saca, e, consequentemente, maior retorno financeiro para os produtores.

No encerramento, houve o sorteio de diversos prêmios e os convidados foram agraciados com farta mesa de quitandas, contendo doces, bolos e broas. Delícias da culinária acompanhadas de boa conversa, amizade e muito calor humano.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.