Portal Caparaó - Cafeicultores da região apresentam demandas ao Presidente do Senado
Agronégocios

Cafeicultores da região apresentam demandas ao Presidente do Senado

07/05/2022 - Atualizado em 28/06/2022 20h30

BRASÍLIA (DF) - Uma comitiva de cafeicultores mineiros, por intermédio do deputado federal Dr. Mário Heringer, esteve na quarta-feira (4/05) no Senado Federal, reunido com o presidente, senador Rodrigo Pacheco. O grupo foi pedir socorro à produção de café, por conta das intempéries climáticas enfrentadas nas lavouras do estado e pela alta dos preços dos fertilizantes que impactam diretamente na dificuldade do produtor em quitar as dívidas existentes.

“Há um problema seríssimo enfrentado pelos cafeicultores de Minas Gerais e uma necessidade premente de socorro a esse setor. Minas e outros estados da federação têm produção de café e nós vamos recorrer ao governo federal para um alinhamento dos Poderes Legislativo e Executivo para lançarmos um programa de socorro a esses cafeicultores para que possam honrar os seus compromissos”, destacou o Senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal

“Foi uma conversa longa, esclarecendo as nossas solicitações, ideia e pensamentos. Recebemos diversos questionamentos por parte do senador, para entender melhor o cenário que a cafeicultura enfrenta e sobre as entregas futuras. Nosso direcionamento é buscarmos parcelamento das dívidas. Estamos bastante otimistas, e o senador se dispôs a nos ajudar imediatamente. Ele irá avaliar como inserir a ajuda em um projeto de lei, ou uma medida provisória, para garantir o suporte aos cafeicultores com a maior agilidade possível”, argumentou Arnaldo Bottrel Reis, presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema FAEMG.

Uma das principais atividades econômicas de Minas Gerais, a cafeicultura enfrenta uma crise que se torna mais aguda por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19.

O deputado federal Mário Heringer luta para amparar o setor ao longo de todos seus mandatos como parlamentar. “A aproximação da safra, sobretudo no delicado contexto de desaceleração da atividade econômica nacional e internacional decorrente da pandemia de Coronavírus, impõe a urgência na aprovação de medidas que ofereçam algum suporte a esses produtores e empregadores, para que possam honrar com seus compromissos”, justifica Dr. Mário Heringer, reforçando a preocupação apresentada ao senador Rodrigo Pacheco.

A comitiva foi integrada pelo Presidente Sindicato Rural de Manhumirim Eric Ker Werner, Consultor de Cafeicultura e Presidente da SCAMG, Flávio Borela Pena, cafeicultor Odeir Schott Filho, engenheiro agrônomo e cafeicultor Mauro Heringer, Consultor de Cafeicultura Moisés de Souza Dornelas e o cafeicultor Euler Soares Pinto.

Jornalista Carlos Henrique Cruz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.