Portal Caparaó - Palestras abordam combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Geral

Palestras abordam combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

13/05/2022 - Atualizado em 14/05/2022 08h16

MANHUAÇU (MG) - Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou ações educativas com alunos do programa integração AABB Comunidade, nos dias 10 e 12 de maio.

A assistente social Silvia Maria Dornelas ministrou duas palestras aos educandos atendidos pelo programa. O objetivo foi orientar crianças e adolescentes sobre o tema. “Alcançamos a nossa finalidade, que foi de informar e educar para prevenir. Levamos informações aos nossos alunos acerca dos riscos e também as formas de buscarem proteção, além de denunciar possíveis abusos”, comentou Silvia.

A dinâmica foi realizada de forma proativa, utilizados filmes e palestras. Além disso, os educandos foram separados por faixa etária. O conteúdo apresentado era adequado para cada grupo, respeitado suas idades.

A DATA

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 49º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.