Portal Caparaó - Certidão de óbito: Documentos de Padre Júlio Maria Lombaerde vão para Vaticano
Geral

Certidão de óbito: Documentos de Padre Júlio Maria Lombaerde vão para Vaticano

13/05/2022 - Atualizado em 13/05/2022 16h35

MANHUMIRIM (MG) - Importante etapa na busca do reconhecimento por parte do Vaticano quanto à Santidade do sempre lembrado Padre Júlio Maria Lombaerde foi concluída com a obtenção e envio de todos documentos exigidos, entre eles, um que, até há pouco tempo não existia. A Certidão de Óbito daquele religioso.

Um documento que não existia – Certidão de Óbito – do Padre Júlio Maria Lombaerde, acaba de ser enviado ao Vaticano a fim de dar andamento ao “Processo de Beatificação” do fundador da Ordem dos Sacramentinos em Manhumirim.  Ela foi obtida  – por meio de uma Ação Declaratória –  impetrada pelos advogados Aluer Batista Freire Júnior e Débora Maria Assumpção

Foi um trabalho de pesquisa para localizar registros e até testemunhas oculares que confirmaram em juízo, o sepultamento do citado religioso em 29 de dezembro de 1944, assim, permitindo dar continuidade ao processo religioso em Roma. Doutora Débora Maria Assumpção, sinalizou que após esta decisão judicial, tal documento foi encaminhada ao Postulador, em Roma.

Belga por nascimento em Beveren-leie, Padre Júlio Maria Lombaerde, que, realizou importantes obras em cidades de diferentes Estados brasileiros, chegou a Manhumirim em 1928, onde viveu por dezesseis anos e desempenhou importante papel para o desenvolvimento socioeconômico e religioso local.

 Sua morte em um acidente de trânsito na véspera do natal de 44 causou uma grande comoção aos fiéis católicos e à população de todo o Estado de Minas Gerais, com grande repercussão nacional, conforme relata o Livro ‘Missão Cumprida’, do seu contemporâneo  Padre Demerval Alves Botelho, ressaltou doutor Aluer Batista.

Thomaz Júnior - Cidades do Café

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.