Portal Caparaó - Impasse na BR-262: Empresários e moradores se reúnem com deputado João Magalhães
Política

Impasse na BR-262: Empresários e moradores se reúnem com deputado João Magalhães

02/06/2022 - Atualizado em 02/06/2022 16h17

MANHUAÇU (MG) - Empresários e moradores do perímetro urbano de Manhuaçu afetados diretamente pelas ações judiciais proposta pelo DNIT por conta da faixa de domínio da BR-262 reuniram-se com o deputado estadual João Magalhães para discutir novas medidas a serem adotadas.

Após audiência em Brasília (DF) e outras reuniões em Manhuaçu e Belo Horizonte, o encontro tratou de algumas medidas de controle e resolução de conflitos, buscando suspender o avanço de ações judiciais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em vários processos, o órgão federal visa o embargo e até a demolição de edificações residenciais e comerciais, especialmente nos trechos dos bairros Bom Jardim, Ponte da Aldeia, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e São Vicente.

De acordo com o deputado João Magalhães “as tratativas com as autoridades estão avançadas e acredito que, em curto espaço de tempo, esta demanda será resolvida de forma eficaz e definitiva, sem causar mais traumas e prejuízos aos empresários e moradores de Manhuaçu. Com fé em Deus, teremos novidades em breve”, ressaltou o deputado estadual João Magalhães.

O parlamentar reforçou que tem buscado o diálogo com as autoridades competentes com o propósito suspender as ações judiciais. O ponto principal da argumentação tem sido o projeto do DNIT, já apresentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), para conceder a BR-262 à iniciativa privada. “O projeto contempla a construção de um contorno e fala que o trecho da rodovia que hoje é discutido será repassado à Prefeitura de Manhuaçu. Então é uma questão de tempo para isso ser resolvido e não faz sentido manter essas ações”, ressaltou.

Foram duas reuniões organizadas pelo vereador Juninho Linhares com participação de empresários e comerciantes notificados, alguns deles com mais de 30 anos de atuação no trecho.

Outro ponto questionado é que a ocupação dessa parte da BR 262 aconteceu ao longo de várias décadas sem que o DNIT tenha tomado qualquer medida preventiva ou mesmo educativa no sentido de desmobilizar as edificações de residências e lojas comercias ao longo da rodovia.

“É preciso reconhecer que as empresas geram renda e centenas de empregos e que qualquer medida, seja judicial, seja administrativa, impactará de forma agressiva e irreversível na economia do município de Manhuaçu, já abalada desde 2020, como tantos outros municípios mineiros, pelos reflexos da pandemia do Covid-19. Quero assegurar a todos que não medirei esforços para que esta demanda seja resolvida de forma eficaz”, concluiu João Magalhães.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.