Portal Caparaó - Prefeitura inaugura monumento no distrito de São Pedro do Avaí
Entretenimento

Prefeitura inaugura monumento no distrito de São Pedro do Avaí

01/07/2022 - Atualizado em 02/07/2022 11h14

MANHUAÇU (MG) - Em noite de comemoração pelo dia do padroeiro no distrito de São Pedro do Avaí, a Prefeitura de Manhuaçu por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou na quarta-feira (29/06) o “Monumento de São Pedro” na Praça Euzébio Gonçalves Dutra. A nova estátua contempla um desejo da comunidade, que viu o antigo monumento cair por falta de manutenção.

Em seu discurso aos presentes, a prefeita Imaculada destacou a necessidade de resgatar tradições culturais. “É uma grande alegria estarmos inaugurando esse monumento hoje, recuperando um patrimônio que não deveria ter se perdido. Agora com essa estátua entregue, a praça ficou mais bonita e é o que temos trabalhado, pra trazer as pessoas para ocuparem esses lugares”, destacou Imaculada.

O monumento tem características da escultura barroca de Ouro Preto, como explica Silvério Afonso, Secretário de Cultura e Turismo: “Buscamos trazer o de melhor, e conseguimos que o Tuca Parma, um artista reconhecido pelos seus trabalhos, nos entregasse esse belo monumento”.

Além da Prefeita Imaculada, e do Secretário de Cultura e Turismo Silvério Afonso, participaram da inauguração o Secretário de Obras Paulo Ferraz, o diretor do Samal Kilder Perígolo, o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio, Artístico e Cultural Fabrício Santos, o vereador José Eugênio, Maria Inês Dutra representando o vereador Antônio Dutra e o padre Roberto Carlos, da Paróquia de São Sebastião do Sacramento.

O MONUMENTO

Esculpido pelo artista plástico Tuca Parma, escultor da iconografia barroca mineira de Ouro Preto, possui 3 metros de altura. Foi construída em concreto celular e pintada com efeitos de pedra sabão.

O ‘Monumento São Pedro’ e a ‘Praça Euzébio Gonçalves Dutra’ integram o ‘Bem Imóvel Igreja de São Pedro do Avaí’, tombados pelo decreto n° 461 de 1° de Dezembro de 2020 como Patrimônio Cultural e Histórico de Manhuaçu.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.