Portal Caparaó - SAMAL realiza limpeza do Rio Manhuaçu
Agronégocios

SAMAL realiza limpeza do Rio Manhuaçu

23/06/2009 - Atualizado em 25/06/2009 08h42

Confirmando este compromisso com o Rio Manhuaçu, o SAMAL, iniciou esta semana a limpeza de suas  margens do rio em todo o perímetro urbano. Nestes primeiros dias de serviço que contam com participação de vários homens e barcos, a limpeza foi realizada na região da Ponte da Aldeia e Vila Deolinda.

De acordo com o Diretor do SAMAL, Renato Breder Bonifácio, a limpeza do rio estava sendo programada há algum tempo. Uma equipe faz a capina das margens do rio e outra segue retirando todo tipo de lixo que encontra no local. O serviço é cansativo mas, precisa ser feito, porém, todos devemos evitar jogar lixo nas margens e no Rio Manhuaçu, reitera o diretor do SAMAL.

Tratamento de esgoto

Recentemente a Prefeitura de Manhuaçu assinou convênio com a Caixa Econômica Federal visando liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu. O contrato prevê a liberação de cerca  18 milhões de reais para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu será responsável pelo tratamento de até 35% dos efluentes gerados na cidade, o que irá melhorar as condições do Rio Manhuaçu e consequentemente a qualidade de vida da população.

De acordo com o Diretor do SAAE, Gentil Pazeli, estão concentradas na área urbana de Manhuaçu, grande parte das atividades comerciais e residenciais do município, que geram a maior carga poluidora do Rio Manhuaçu. Com a primeira estação de tratamento, a contaminação será reduzida consideravelmente. A meta é fazer todo tratamento nos próximos anos.

Luiz Nascimento - 23/06/09 - 08:28 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.