Portal Caparaó - Conselho busca continuidade de instalação de lixeiras nas comunidades rurais de Manhuaçu
Agronégocios

Conselho busca continuidade de instalação de lixeiras nas comunidades rurais de Manhuaçu

08/08/2022 - Atualizado em 08/08/2022 14h39

MANHUAÇU (MG) - Na reunião da segunda-feira, 1º de agosto, o CMDRS Manhuaçu (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) reforçou a importância da continuidade da instalação de lixeiras nas comunidades rurais, visando a preservação ambiental e a saúde pública, juntamente com outras questões relacionadas ao bem-estar da população.

No encontro marcado pelo retorno da Presidente Águeda Diniz, que se encontrava licenciada em razão de gestação, os conselheiros assistiram palestra sobre análises de solo e de folhas, ministrada pelo Extensionista da EMATER, Paulo César, e trataram sobre a instalação do siderbrita em pontos críticos das estradas, por parte da Administração Municipal. Entre os presentes, o Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares.

Sobre a produção cafeeira do município, a Presidente do CMDRS, Águeda Diniz, destacou que ‘tivemos a palestra do extensionista da EMATER, Paulo Cesar, sobre análise de solo e folhas, esclarecendo para os conselheiros sobre as melhores épocas para a se fazer as análises. O intuito é que os conselheiros levem este conhecimento para suas comunidades, e, se for o caso, que organizem palestra da EMATER em suas comunidades para levar estas informações. Muitos conselheiros ainda estão envolvidos com a safra do café, mas, as demandas trazidas aqui foram colhidas e encaminhadas para que sejam tomadas as providências necessárias para a efetivação de seus atendimentos’.

Em relação a instalação das lixeiras, o Vice-presidente do Conselho, Raimundo Roberto, relatou que “este é um projeto do SAMAL e do CMDRS em que foram instaladas lixeiras em diversas comunidades. Estas atividades ficaram paralisadas por um tempo, e, agora, estão para retornar. Nos locais onde foram instaladas, as lixeiras apresentaram resultado positivo, sem sujeira ao redor, tudo devidamente fechado, sem aquele negócio de o cachorro chegar e retirar o lixo, espalhando tudo. É um trabalho ótimo que terá continuidade, e, agora, estamos propondo que a mão-de-obra fique por conta dos conselheiros, ajudando o SAMAL com estas instalações. Então, formalizaremos esta proposta à autarquia solicitando também a disponibilidade de alguém para orientar estas instalações’.

Thomaz Júnior / Cidades do Café

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.