Portal Caparaó - 11º Batalhão de Polícia Militar comemora 59 anos de história
Geral

11º Batalhão de Polícia Militar comemora 59 anos de história

11/08/2022 - Atualizado em 12/08/2022 10h18

MANHUAÇU (MG) - "Ad augusta per angusta” que significa, “caminhos difíceis, missões mais nobres” é o lema da Unidade Policial Militar mais antiga da 12ª Região de Polícia Militar. Com sede no município de Manhuaçu, o 11º Batalhão de Polícia Militar tem o codinome de “Sentinela do Caparaó”, e é responsável pela manutenção da ordem pública em outros 23 municípios da região Vertente Ocidental do Caparaó.

O 11º BPM foi instalado em Manhuaçu em 10 de agosto de 1963, e em virtude da importante data para a Polícia Militar, a semana foi marcada por eventos comemorativos ao 59º aniversário do 11º Batalhão.

Nos dias 07 e 10/08 foram celebrados respectivamente um culto e uma missa em ação de graças pela existência do 11º BPM. O culto aconteceu na Igreja Presbiteriana de Manhuaçu, e foi presidido pelo Pastor Anderson, que uniu toda a igreja em oração aos policiais militares e aos serviços prestados pela instituição em prol da comunidade. Já a missa na Catedral de São Lourenço, foi marcada pelo dia do padroeiro do município de Manhuaçu, sendo celebrada pelo Padre Carlos Altoé, também em ação de graças ao 59º aniversário do Batalhão.

No início da tarde de terça-feira, 09/08, o Comando do 11º BPM realizou o 3º Encontro dos Veteranos do Sentinela do Caparaó, com a presença maciça de vários policiais militares que dedicaram suas vidas para servir a comunidade. E logo após, aconteceu a tradicional solenidade, que foi marcada pela presença de inúmeras autoridades da região e parceiros da Polícia Militar e pelas homenagens aos veteranos e aos policiais militares que se destacaram em suas atividades. Um dos momentos que emocionou a todos os presentes foi a homenagem aos policiais militares que salvaram a vida de um bebê em Lajinha.

Após o anúncio regulamentar ao Comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Luciano Reis, como forma de reverenciar a história da Unidade PM, o Comandante prestou continência ao veterano mais antigo presente na solenidade, o 1º Sargento Olecy José Vidal.

A guarda de honra da cerimônia foi composta pelos policiais militares que servem em todas os 24 municípios do Batalhão e por alunos do Colégio Tiradentes. Abrilhantaram também o evento, o Projeto Integração, como forma de representar todos os projetos sociais que participam do projeto Fique Vivo de Manhuaçu, apoiado pela Polícia Militar. As crianças e adolescentes do PRO-IN fizeram um belíssima apresentação musical.

Encerrando a cerimônia militar, a Companhia Tático Móvel realizou a demonstração de uma abordagem policial de risco, como forma de reforçar o preparo técnico dos policiais militares, o que causou um impacto extremamente positivo ao público presente. E por fim, aconteceu um desfile motorizado, como forma de representar todos os tipos de serviços prestados pela Polícia Militar na área do 11º Batalhão.

HOMENAGEADOS

VETERANOS DO 11º BPM

Todos os 65 veteranos que participaram do 3º Encontro dos Veteranos do Sentinela do Caparaó

DESTAQUES OPERACIONAIS

29ª Cia PM:

2º Sargento Alan e Soldado Thomaz, de Manhumirim.

Comandante do Destacamento de Alto Jequitibá, 3º Sargento Prata.

2º Sargento Silvânio e 3º Sargento Teixeira, que salvaram a vida de um bebê em Lajinha.

72ª Cia PM

3º Sargento Gonçalves e Cabo Edson, de Manhuaçu.

Comandante do Destacamento de Reduto, 3º Sargento Quintino.

272ª Cia PM      

2º Sargento Ferreira e Cabo Rodrigues, de Matipó.

Comandante do Destacamento de Caputira, 3º Sargento Elezer.

273ª Cia Tático Móvel

2º Sargento Danilo, Cabo Sathler, Cabo Otávio e Cabo Kennedy.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.