Portal Caparaó - Servidores reúnem com a prefeita de Manhuaçu e decidem manifestação na próxima semana
Geral

Servidores reúnem com a prefeita de Manhuaçu e decidem manifestação na próxima semana

29/09/2022 - Atualizado em 30/09/2022 09h17

MANHUAÇU (MG) - Um número significativo de servidores de todas as secretarias municipais e autarquia (Samal), e membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintram) reuniram com a prefeita, Maria Imaculada Dutra, nesta quinta-feira, 29. A chefe do Executivo estava acompanhada do Procurador Geral do Município, Dr. Ronaldo Garcia, além dos Secretários Municipais de Educação, Eduardo Portilho e da Saúde, Ana Lígia de Assis.

A finalidade do encontro foi o de se buscar um bom resultado, diante do que foi deliberado em assembleia geral dos servidores, ocorrida no dia 6 de setembro. Ficou definido, que uma reunião com a prefeita seria essencial, para algumas pendências de competência e resolução por parte do Executivo.

Alguns assuntos, tais como o trabalho que vem sendo realizado pela Fundação João Pinheiro, para a elaboração da Reforma Administrativa, Plano de Cargos e Salários,  propostas já apresentadas através de ofício pelo sindicato, além de deliberação sobre as reivindicações de urgência das categorias, situação vivida pelos monitores, com sobrecarga de tarefas e sem valorização. O trabalho desempenhado pelas secretárias nas escolas, sem a devida valorização, uma vez que cada Secretária Escolar tem uma missão árdua, para realizar tarefas e muitas cobranças, servente escolar sem salário digno, profissionais da saúde em busca do piso salarial da categoria, além de outras reivindicações apresentadas por representantes de cada categoria.

Na oportunidade, representantes da Saúde, Monitores e Samal fizeram a abordagem sobre suas reivindicações. Antes dos demais se manifestarem, a prefeita disse que teria de se ausentar, por motivos particulares com um familiar, o que gerou certo descontentamento nos participantes da reunião. “Mas disse que, as coisas serão resolvidas diante ao quer for apresentado pela Fundação João Pinheiro. Quanto à questão salarial dos servidores, nada poderá fazer, pois, a Reforma Administrativa que irá nortear tudo, além do concurso público com a previsão para abril de 2023. Precisamos ter cautela nesse momento e, o estudo está sendo feito pela Fundação João  Pinheiro”, disse a prefeita.

Assembleia define manifestação na quarta-feira

Com a saída da prefeita da reunião, os servidores sentiram que continua difícil o diálogo com o Executivo para atender as reivindicações. No documento encaminhado pelo gabinete, era de que a prefeita estaria à disposição para receber e deliberar, junto com o sindicato, sobre as soluções e reivindicações que fossem decididas na Assembleia Geral dos servidores. Infelizmente, não aconteceu.

Os representantes de todas as categorias e sindicato decidiram que, na próxima quarta- feira, 5, às 15hs farão uma manifestação na Praça 5 de Novembro, em frente ao Paço Municipal, para que todos entendam o que está acontecendo com os servidores, que há anos lutam por valorização e salário digno. “A categoria está unida e, agora vamos à busca do que tanto precisamos.  A insatisfação é enorme por parte desses trabalhadores, que movem  e fazem o município crescer. Enquanto tivermos forças, vamos lutar”, disse o presidente do Sintram, Márcio Silva Correa.

Ass. Imprensa\ Sintram

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.