Portal Caparaó - Homenagens no adeus ao vereador Américo Courradesqui
Segurança

Homenagens no adeus ao vereador Américo Courradesqui

06/07/2009 - Atualizado em 08/07/2009 18h47

Milhares de moradores de São João do Manhuaçu e políticos de toda a região prestam a última homenagem ao vereador Américo Gonçalves Courradesqui, 31 anos, que foi executado na manhã deste domingo, 05, em São João do Manhuaçu. O corpo do presidente do Legislativo foi velado na Câmara Municipal, onde chegaram coroas de flores e manifestações de carinho pelo vereador. O sepultamento foi no Cemitério São João Batista no final do dia.

O município decretou luto oficial de três dias e feriado municipal em função da morte do vereador. Durante toda a noite e madrugada, familiares, amigos e lideranças políticas estiveram na sede da Câmara.

Além de homenagens da família e dos vereadores, um culto e uma celebração foram realizados na comunidade. O corpo foilevado para o cemitério São João Batista num carro do Corpo de Bombeiros, depois de percorrer ruas da cidade. Com a execução do toque de silêncio, o corpo do presidente da Câmara foi colocado no jazigo da família. O irmão de Américo, Rafael Júnior, foi sepultado no mesmo local em 1997.

Américo Gonçalves Courradesqui, 31 anos, foi eleito vereador para o terceiro mandato em outubro do ano passado pelo PP. Ele cumpria o segundo período como presidente da Câmara e já foi Secretário de Saúde nos anos de 1997 e 1998.

O CRIME

De acordo com a Polícia Militar (PM) o crime ocorreu por volta das 10 horas de domingo. O vereador lavava seu carro em frente a casa onde morava quando foi baleado diversas vezes por um homem que fugiu em uma moto. Courradesqui foi atingido nas costas e na cabeça e morreu na hora.

"Três pessoas estavam lá na hora e viram que o foi ‘Gil Pé de Bicho’ (FOTO) quem atirou. O Américo não teve tempo nem de fugir. Todo mundo ficou muito chocado com o crime", afirma um funcionário da Câmara Municipal.

O principal suspeito do homicídio é o lavrador José Gilmar Fernandes Praça, de 28 anos, conhecido com ‘Gil Pé de Bicho’, que está foragido. A polícia prendeu o sobrinho do autor, Cleidimar de Praça Freitas, 19 anos, apontado como quem deu suporte ao tio, observando a movimentação de Américo.

Seu cargo como presidente da casa deverá ser assumido pelo vereador Elias Mariano (PHS). O suplente de Américo é Dionísio Barnabé Evangelista (Nanão).

Carlos Henrique Cruz - 06/07/09 - 15:01 - Atualizado 18:10

Leia também: Presidente da Câmara de São João é assassinado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.