REDAÇÃO - Os municípios de Ipatinga e Manhuaçu, que fazem parte da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), terão 180 vagas no concurso público para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da corporação. Desse total, 162 são para o sexo masculino e 18 para feminino.
De acordo com o edital, a remuneração básica inicial para soldado de 2ª Classe é atualmente de R$ 4.360,83. Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho será de 40 horas. As inscrições serão feitas somente via internet, por meio do site www.policiamilitar.mg.gov.br/site/crs. Ao todo, são 2.821 vagas em Minas Gerais, dentre elas, 2.538 são do sexo masculino e 283 do feminino.
Fases
O concurso consiste em três fases: 1ª fase: Prova de conhecimentos (prova objetiva); 2ª fase: Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde; 3ª fase: Avaliação Física Militar (AFM).
Datas e locais
Conforme o edital, as inscrições serão abertas no dia 1º de março. Já a prova objetiva será realizada no dia 7 de maio. Os locais de aplicação de prova são: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
Tempo
O tempo máximo permitido para realização da prova objetiva será de três horas, incluindo o preenchimento da folha de respostas. A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório, e terá valor total de 100 pontos e conterá 50 questões de múltipla escolha, contendo cada questão quatro alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas uma delas.
Disciplinas
A prova objetiva contém as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Noções de Língua Inglesa, Noções de Direito e Direitos Humanos e Raciocínio Lógico-Matemático. Para mais informações, os interessados podem conferir o edital no site www.policiamilitar.mg.gov.br/site/crs.
Função
A função geral do cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é executar atividades de policiamento ostensivo a fim de prevenir e reprimir a criminalidade, garantindo a ordem e a segurança pública e promovendo os direitos fundamentais para o alcance da paz social.
Diário do Aço