Portal Caparaó - Nova gripe adia aulas nas escolas da região
Geral

Nova gripe adia aulas nas escolas da região

31/07/2009 - Atualizado em 03/08/2009 14h35

Foi adiada, em uma semana, a volta às aulas na rede estadual de ensino em Minas Gerais. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira, após uma reunião do Comitê de Enfretamento da Nova Gripe. Em Manhuaçu, o Secretário de Educação Eduardo Portilho decidiu que a rede municipal também vai adiar o retorno das crianças para o dia 11 de agosto, terça-feira. A UFV também comunicou que em suas unidades de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba as aulas também foram adiadas. Na rede particular, a Escola do Futuro e o Colégio Anglo (inclusive pré-vestibular) também decidiram acompanhar o adiamento.

ESTADO

O retorno das atividades na rede estadual, que estava previsto para a próxima segunda-feira, foi remarcado para o dia 10 de agosto. De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Antônio Jorge, esta semana a mais de férias vai servir para intensificar a orientação junto aos professores, além de aumentar a distribuição de cartazes e de álcool em gel nos colégios.

Até mesmo escolas em que o recesso já havia terminado deverão seguir a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu já iniciou a comunicação através de rádio e entrou em contato com as escolas da região. Vera Guedes informou que os professores serão convocados pelo Diretor de cada escola para uma reunião na semana que vem. "Eles não precisarão ir às escolas. Somente no dia que forem convocados é que devem comparecer para assistir as orientações sobre a gripe".

Na região, as aulas começam no dia 10 de agosto. Somente em Manhuaçu, que é feriado na segunda, as aulas terão início no dia 11.

Em relação à reposição das atividades, ainda não há uma definição clara. De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, as aulas serão repostas somente caso haja necessidade.

A maior universidade pública do estado também terá a volta às aulas adiadas. Entretanto, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ainda não divulgou se vai seguir as mesmas datas das outras instituições.

Já na Universidade Federal de Viçosa a data foi adiada para 10 de agosto. A informação é da reitora em exercício da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, ressalvando que, até o momento, não foi registrado qualquer caso da doença na Universidade. A professora Nilda acrescenta que a Instituição está acompanhando as decisões das autoridades da área de saúde municipal, estadual e federal para tomada de decisões futuras e que, oportunamente, os calendários escolares deverão ser reformulados.

MANHUAÇU

O Secretário de Educação de Manhuaçu, Eduardo Portilho, informou ao Portal Caparaó agora à tarde que vai seguir a orientação das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação. A medida é uma forma de prevenção e vai servir como preparação.

“Os alunos só terão aulas a partir do dia 11 de agosto, mas os professores e demais profissionais de educação trabalharão durante a semana para que tudo esteja pronto e arrumado na semana seguinte”, explicou Eduardo Portilho.

Ele também informou que vai utilizar as orientações da Secretaria de Estado para que os professores sejam orientados durante a próxima semana. “Nós precisamos que eles estejam cientes e adotem medidas preventivas para proteger nossas crianças”, afirmou.

Portilho ressaltou que segunda-feira, 10 de agosto, é feriado em Manhuaçu e por isso a diferença em relação ao Estado.

ESCOLA DO FUTURO E COLÉGIO ANGLO

Na rede particular de ensino, a Escola do Futuro decidiu também adiar o início das aulas para o dia 11 por causa do grande número de crianças e adolescentes. No caso da Faculdade do Futuro, as aulas foram mantidas.

Neste sábado, o Colégio Anglo informou que também vai adiar o retorno das aulas para o dia 11 de agosto, inclusive no Pré-Vestibular.

Carlos Henrique Cruz / Com informações da TV Globo Minas - 31/07/09 - 16:25 - Atualizado 01/08/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.