Portal Caparaó - Igrejas Presbiterianas preparam comemoração para quarta
Geral

Igrejas Presbiterianas preparam comemoração para quarta

10/08/2009 - Atualizado em 12/08/2009 07h59

As Igrejas Presbiterianas de todo o Brasil comemoram o seu Sesquicentenário (150 anos) de organização no país. Em Manhuaçu, as três Igrejas Presbiterianas preparam a comemoração para quarta-feira, 12 de agosto, às 9 horas, na Praça Cinco de Novembro. Na foto, o templo da 1ª Igreja Presbiteriana de Manhuaçu, fundada há 104 anos.

Foi com o jovem Pastor e Missionário Ashbel Green Simonton, de 26 anos, que pela primeira vez o movimento Reformado, Calvinista e Presbiteriano fincou raízes não somente no Brasil, mas entre os próprios brasileiros. No dia 28 de junho de 1859, embarcou no navio “Banshee” nos Estados Unidos rumo ao Brasil. Viajou durante 44 dias, evangelizou muitas pessoas e fez até Escola Dominical na viagem.

Saiu do navio às 9 horas da manhã do dia 12 de agosto. Ele ficou maravilhado com a terra brasileira. No mesmo dia hospedado na casa de Robert Wright começou o seu trabalho. Iniciou mesmo com a dificuldade de não saber a língua portuguesa bem. Simonton fez um acordo com a família de Robert: ele ensinaria o inglês para ela e com a família aprenderia a língua portuguesa. Simonton começou a aproveitar as suas oportunidades para a evangelização do povo brasileiro.

Pouco depois de organizar a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (12/01/1862), o jovem missionário seguiu em viagem de férias para os Estados Unidos. Ao chegar, afligiu-se com o recente falecimento da sua mãe e com a guerra civil que assolava o país. Em julho, Deus o consolou com algo que ele vinha aguardando há algum tempo. O Rev. John C. Backus, Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Baltimore, convidou-o para substituí-lo durante as suas férias. Foi assim que ele conheceu Helen Murdoch, membro daquela igreja. Simonton passou um Natal feliz na casa da família Murdoch. Em fevereiro do ano seguinte, ele anotou em seu Diário: “No dia 28 de janeiro, depois de muito interrogar-se, Helen Murdoch concordou em ser minha noiva; o casamento será no dia 19 de março”.

Após o casamento seguiram para o Brasil chegando ao Rio de Janeiro em 16 de julho de 1863. Os meses seguintes foram marcados por enorme felicidade para o novo casal.

Poucos meses mais tarde o cenário mudou de maneira dolorosa. A filha do casal nasceu no dia 19 de junho de 1864 e nove dias depois Helen veio a falecer em sua casa no Morro do Castelo, devido a complicações resultantes do parto, sendo sepultada no Cemitério dos Ingleses. Simonton deixou o seguinte testemunho sobre a sua esposa: “Foi inesperado; contudo alegra-me saber que a morte encontrou minha querida esposa preparada. Ela era tímida, insegura, vagarosa em expressar sua fé em Cristo; entretanto, na hora da provação estava calma e em paz. Quando às 3 horas da manhã voltei do médico, ela me perguntou: “Como estou? Não esconda nada de mim“. Contei-lhe meus temores. Disse-me: “Ore por mim,”,  mas acrescentou logo: “Não, eu orarei por mim mesma.” Muito quieta e calma ela orou mais ou menos com essas palavras: “Senhor Jesus, venho a ti, não que eu tenha algum valor, sinto que não tenho. Tenha piedade de mim e receba-me, Senhor Jesus”.

Com isto, Helen Murdoch Simonton, tornou-se a primeira pessoa a dar a sua vida pela causa Presbiteriana no Brasil, menos de um ano após haver chegado a este país.

Simonton marcou a sua geração, marcou a sua história como instrumento de Deus. Seus breves anos e seus grandes feitos podem ser assim descritos: A fundação da primeira Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro (1862); a criação do Jornal “Imprensa Evangélica” (1864), o primeiro periódico evangélico de língua portuguesa a circular no Brasil; a organização do primeiro Presbitério do Rio de Janeiro (1865); o seu interesse pela educação, materializado na criação da Escola Paroquial anexa à igreja do Rio de Janeiro; a sua preocupação com o treinamento de uma liderança presbiteriana nacional, traduzida na instalação do primeiro Seminário da IPB, no Rio de Janeiro (1867).

PARTICIPE A comunidade vem sendo convidada para participar da Concentração Comemorativa do Sesquicentenário nesta quarta-feira, às 09 horas, no Centro de Manhuaçu. Carlos Henrique Cruz - Com informações do site www.ipmanhuacu.com.br - 10/08/09 - portalcaparao@gmai.com 09:52

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.