Portal Caparaó - 11º Batalhão de Polícia Militar comemora 46 anos
Geral

11º Batalhão de Polícia Militar comemora 46 anos

10/08/2009 - Atualizado em 11/08/2009 16h05

O 11º Batalhão de Polícia Militar comemora nesta segunda-feira, 10 de agosto, 46 anos de fundação em Manhuaçu. Considerado o Sentinela do Caparaó, é responsável pela manutenção da ordem pública na região do Caparaó.

A Unidade foi criada pela Lei nº 1.526, de 31 de Dezembro de 1956 e instalado oficialmente em 10 de Agosto de 1963, com a presença do Governador Magalhães Pinto. O Batalhão ocupou inicialmente as instalações do antigo Ginásio Manhuaçu ficando de 10 de Agosto a 16 de Dezembro de 1963.

Nesta data transferiu-se para um galpão da Rede Ferroviária Federal, no bairro Engenho da Serra, no chamado “Batalhão Velho”. Em 10 de Janeiro de 1971 com a presença do Governador Israel Pinheiro foi transferido em definitivo para suas atuais instalações, às margens da BR 262, no Bairro São Jorge.

Criado nos momentos que antecediam a grave crise institucional, no país, soube o 11º BPM justificar sua existência, tomando parte ativa nos rumos do Movimento Revolucionário de 64, cabendo à unidade ocupar pontos estratégicos da malha viária da região, bem como guarnecer as fronteiras de Minas com Espírito Santo e Rio de Janeiro. A participação efetiva do então 11º Batalhão de Infantaria na Guerrilha do Parque Nacional do Caparaó rendeu-lhe o carinhoso nome de Sentinela do Caparaó.

Ad Augusta Per Augusta (Caminhos difíceis, missões mais nobres) é o lema do 11º BPM.

HOMENAGENS

A Primeira Igreja Batista em Manhuaçu – PIBM – aproveitou a data festiva para manifestar calorosas felicitações e reconhecimento sinceros de apreço ao valoroso batalhão.

O Pastor Márcio da Conceição Melo destacou uma mensagem especial por ocasião desse dia 10 de agosto: “Nesta oportunidade todos os membros da PIBM apresentam esta carinhosa mensagem de felicitações, bem como de agradecimento por tudo que essa Unidade da Policia Militar de Minas Gerais tem feito incessantemente na busca da paz e da harmonia social com material humano e cientifico de primeira grandeza. De modo incansável seus valorosos integrantes não têm medido esforços na prevenção e repressão à criminalidade.

Que Deus proteja cada integrante dessa brilhante organização da PMMG; que o Espírito Santo de Deus esteja sempre consolando às viúvas, órfãos, parentes e amigos dos Policiais Militares que partiram para a eternidade prematuramente no cumprimento de seus deveres de proteger e socorrer; que Deus esteja guardando aqueles que hoje estão na reserva e reformados, mas que no passado deram o seu vigor físico e toda a sua juventude para manter a ordem, a paz e a harmonia entre as pessoas.

Parabéns Décimo Primeiro Batalhão, pelos seus incontáveis e relevantes serviços prestados ao povo desta região. Pelo seu aniversário e por contribuir e continuar contribuindo para o progresso desta cidade e cidades vizinhas”.

Além dessa homenagem, a Igreja Matriz de São Lourenço também promoveu missa em ação de graças pelo aniversário do 11º BPM.

Carlos Henrique Cruz - 09:59 - 10/08/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.