Portal Caparaó - Capela de Santa Terezinha é restaurada
Geral

Capela de Santa Terezinha é restaurada

11/08/2009 - Atualizado em 13/08/2009 14h02

A Capela de Santa Terezinha foi presente de casamento de Féres Dumith para sua esposa, Professora Custódia Thébit Féres. A obra remonta à década de 30, poucos anos depois da construção do Hospital César Leite.

SEIS MESES

A reforma e restauração demoraram cerca de seis meses. A primeira etapa, entre fevereiro e março, foi realizada pelo Hospital César Leite. A instituição custeou os trabalhos de recuperação das paredes, reforma do telhado e janelas. “Assustei com o estado em que ela estava. Muitas rachaduras, buracos, madeiras podres, paredes com problemas e telhado com goteiras. Foi necessário modificar as calhas e toda a cobertura. Depois disso, é que comecei a parte de pintura”, conta o artista plástico Fabrício Santos, responsável pelos trabalhos de recuperação.

Fiéis participaram com muito entusiasmo da celebração e demonstraram que a expectativa pela reforma era enorme. Muitas das pessoas que participam das celebrações na pequena capela assistiram o local se deteriorar nos últimos anos. Na abertura, após a missa, a alegria e o brilho nos olhos confirmavam o alívio de ver o espaço recuperado.

Para o artista plástico Fabrício Santos, a corrida para cumprir o cronograma até a festa de São Lourenço foi muito gratificante. “Não só compensadora, mas também prazerosa. Quando se faz um trabalho que se gosta e ainda mais para Deus, nem o cansaço nos abate. Não dava nem vontade de sair daqui, eu esquecia até da hora”. Ele agradeceu a participação de sua esposa Marilza e o irmão Fábio Santos – equipe que foi responsável e deu conta do trabalho nesses quatro meses. “Quero agradecer ainda aos amigos, a confiança do Padre Renato e a todos que se uniram em orações. Eles deram muita força para eu conseguir fazer esse trabalho”.

BELEZA

Fabrício Santos destaca que utilizou de várias técnicas para garantir a harmonia do local. A idéia não foi restaurar apenas e sim fazer um avivamento das pinturas e detalhes que marcam a capela.

O pároco de São Lourenço, Padre Renato Borges, elogiou o resultado e diz que a capela abriga missas às segundas e sextas às 6 horas e nas quartas às 17 horas. O sacerdote agradeceu a todos os envolvidos com a obra. “Parabéns ao esforço do artista Fabrício e sua equipe e dos paroquianos que contribuíram com o dizimo e a participação ativa que proporcionaram esse trabalho”.

Padre Renato destacou que uma das preocupações era manter a beleza e a originalidade da capela: “Ficou um trabalho muito bonito, conservou o conceito e fez alguns realces para valorizar as imagens que contam a vida de Santa Terezinha. A última reforma foi há quase 50 anos e realmente agora vemos um presente sendo entregue à nossa comunidade totalmente preservado”.

Carlos Henrique Cruz - 11/08/09 - 18:25 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.