Portal Caparaó - Santana sediará reunião do PIRH Rio Doce
Agronégocios

Santana sediará reunião do PIRH Rio Doce

14/08/2009 - Atualizado em 16/08/2009 22h33

Santana do Manhuaçu sedia, no dia 18, a partir de 13 horas, a reunião do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce. O evento será na Câmara Municipal e mostrará os prognósticos que estão sendo elaborados a partir dos estudos na bacia. O encontro envolve os municípios da Bacia das Águas do Rio Manhuaçu, que faz parte do Doce.

A bacia do rio Doce tem suas nascentes situadas nas serras da Mantiqueira e do Espinhaço, em Minas Gerais, sendo que suas águas percorrem cerca de 853km até atingir o oceano Atlântico, junto ao povoado de Regência, no Espírito Santo.

No estado de Minas Gerais a bacia do rio Doce é dividida em seis Unidades de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (UPGRHs), com Comitês de Bacia já estruturados, entre eles a Bacia do Rio Manhuaçu.

PIRH

O PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce) é um instrumento de gestão de recursos hídricos previsto pela Lei Nº 9.433/97.

Nele, a comunidade, através dos entes públicos e privados atuantes na bacia, com o apoio de técnicos, decide o futuro das águas de seus rios e define quais as ações que deverão ser implementadas para que possa ser possível atingir esse futuro desejado. Para tanto, é imprescindível uma atuação articulada e consensual entre todos os atores envolvidos, para se obter a implantação de instrumentos de gestão sobre o conjunto de medidas, projetos, serviços e obras necessárias. Carlos Henrique Cruz - 14/08/09 - 11:31 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.