Portal Caparaó - Câmara de Durandé discute método Apac
Geral

Câmara de Durandé discute método Apac

20/06/2007 - Atualizado em 21/06/2007 01h05

A Presidente da Câmara de Durandé, vereadora Rosangela de Fátima Gonçalves, recebeu na noite da última quarta-feira, dia 13, o Juiz da Comarca de Manhumirim, Dr. Silvemar Henriques, e membros da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). No encontro foi apresentado o cronograma que faz parte das atividades pretendidas pelo magistrado, que busca o apoio da sociedade e dos chefes dos poderes Executivos e Legislativos para angariar recursos na ordem de aproximadamente 15 mil reais, para início do método Apac na cadeia pública de manhumirim.

O esforço da presidente da Câmara e dos vereadores ficou claramente exposto para a comitiva. Os membros do Legislativo garantiram apoio à iniciativa. O vice-prefeito, Sebastião Huebra, representou o prefeito municipal e se dispôs a discutir a possibilidade do município fazer parte do projeto, afinal a cidade de Durandé também pertence à Comarca.

Rosangela de Fátima disse que este “é o primeiro passo para um projeto que visa o bem comum e a valorização da vida, onde todos têm o direito a uma nova chance de vida”. Para a vereadora, “é muito gratificante ver que a família tem uma participação importante na ressocialização dos condenados. O que o juiz e os parceiros estão pedindo não é nada impossível e o poder Legislativo vai se empenhar para que este apoio seja dado para implantação da Apac”.

Os participantes recebem todas as explicações sobre o método, sua origem, filosofia e seus elementos fundamentais, através de um filme produzido pelo TJMG. Eles viram testemunhos, as discussões, disciplinas e a estrutura de funcionamento da Apac de Itaúna, a primeira cidade mineira que adotou o método. “A Apac é uma revolução no sistema de recuperação de presos no Brasil e vai ser o divisor de fronteiras nesse fascinante e desconhecido mundo das cadeias públicas”, analisou a vereadora.

O Tribunal de Justiça tem incentivado a disseminação das Apacs como forma de humanizar a pena e garantir a reinserção dos condenados na sociedade.

Antônio José - 20/06/07 - 09:23

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.