Portal Caparaó - Tenente-coronel Giovanni Latfalla lança o livro FEB, Missões e Observadores Militares
Entretenimento

Tenente-coronel Giovanni Latfalla lança o livro FEB, Missões e Observadores Militares

29/07/2023 - Atualizado em 30/07/2023 18h24

MANHUAÇU (MG) - A Academia Manhuaçuense de Letras foi o lugar para reunir familiares, convidados e acadêmicos, na noite desta sexta-feira, 28, para participarem do lançamento do livro intitulado “FEB, Missões e Observadores Militares”. O autor da obra é o Tenente-coronel da Reserva do Exército Brasileiro, Giovanni Latfalla, que, por muitos anos foi professor em Manhuaçu. Formado em Direito, com doutorado em Ciência Política, mestrado em História, pós-graduado Latu Sensu em Conhecimentos Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, História Militar Brasileira, o escritor mergulhou em pesquisas, para buscar detalhes sobre o que verdadeiramente ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O livro mostra como foram enviadas as tropas para o combate, pois, a Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da humanidade, que ocorreu de 1939 a 1945, em diferentes locais. O escritor narra em seu livro, que viajou aos Estados Unidos para realizar pesquisa sobre o tema, a participação brasileira no conflito, a recepção da Força Expedicionária Brasileira no território americano e, o que os combatentes acabaram enfrentando.

Segundo o Tenente-coronel Giovanni Latfalla, a tropa brasileira passou apuros desde o momento em que embarcou rumo ao conflito, depois que o decreto que formava a FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi assinado em 9 de agosto de 1943. A FEB se incorporou ao Exército americano e foi treinada por eles na Itália. O livro remete a alguns pontos críticos, tristes, que relata a recepção e deslocamento dos combatentes brasileiros. Cita o livro que, o Brasil enviou missões militares para a Guiana Holandesa, que era importante para os Estados Unidos. A partir da pesquisa, o autor descobriu que o Nordeste do Brasil ocupava posto importante para a participação na Guerra dos Estados Unidos, pois, em troca, o Brasil cedia um terreno no Rio Grande do Norte para os americanos instalarem uma base militar.

Obras retratam passo a passo da Guerra

O Tenente-coronel Giovanni Latfalla lançou em 2019, o livro Relações Militares-EUA 1939/1945 e Segunda Guerra Mundial: propostas para o emprego de tropas do Brasil, lançado em 2022 e, agora “ FEB, Missões e Observadores Militares”. Possui também vários artigos publicados em livros e revistas. “Agora estou planejando escrever um livro, que fala da participação dos manhuaçuenses na Segunda Guerra Mundial. Muita gente não sabe.  Eles tiveram um papel importantíssimo nesse conflito. Alguns passaram “momentos difíceis”, no território americano. Foi um número considerável. Aproximadamente 12 pessoas partiram de Manhuaçu, que, em 1942 era uma cidade bem pequena e, mesmo assim foram para a batalha. Os ex-combatentes precisam ser lembrados nas escolas, Casa de Cultura, Academia de Letras e por todos”, destaca Giovanni Latfalla.

Para o presidente da Academia Manhuaçuense de letras, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, o momento é de celebrar. “Esse é o 9º livro lançado somente esse ano pela Academia. Com certeza, o lançamento de mais uma obra significa o enriquecimento para a cultura, a soma de conhecimentos e a valorização ás pessoas tão talentosas”, disse Luiz Amorim.

Ao final, o escritor recebeu das mãos dos acadêmicos, Eduardo Portilho, Celeste Fraga e Luiz Amorim, o Certificado de Mérito Cultural. Em seguida recepcionou os participantes para a noite de autógrafos.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.