Portal Caparaó - APAE promove Semana do Excepcional 2009
Geral

APAE promove Semana do Excepcional 2009

21/08/2009 - Atualizado em 24/08/2009 15h43

A APAE de Manhuaçu iniciou nesta sexta-feira, 21, a Semana Nacional do Excepcional, no auditório do Centro de Convivência. A programação se estende durante toda a próxima semana com várias atividades envolvendo a família, comunidade e os assistidos pela entidade.

Celebrada no Brasil há 45 anos, a "Semana Nacional do Excepcional" é tradicionalmente comemorada todos os anos, não só pela APAE de Manhuaçu, mas por todas as APAEs do Brasil. O Presidente Renato Cezar Von Randow destacou os avanços da cidade no movimento apaeano e agradeceu o apoio e comprometimento de toda a sociedade manhuaçuese com a entidade. “O Centro de Convivência está na fase final de acabamento e é citado como modelo por toda a federação das APAEs. A entidade já promove ações com os jovens e investe no ensino, mas agora terá um espaço para oficinas e atendimentos para um público cada vez maior, inclusive os adultos”, destacou.

O evento é uma oportunidade que as APAEs possuem para fazer um esforço nacional no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade em geral e o governo nas suas diferentes esferas, sobre os direitos fundamentais da cidadania plena das pessoas com deficiência.

Este ano, a APAE adotou o tema “Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”, expondo a ideia de que o exercício dos direitos das pessoas com deficiência passa, necessariamente, pela ampliação dos espaços e das possibilidades de conquista desses espaços.

O presidente explicou que a inclusão dos alunos é uma marca da APAE de Manhuaçu. “O nosso presidente nacional Eduardo Barbosa mostra que já fazíamos a inclusão dos alunos no mercado de trabalho. Nossa APAE é muito dinâmica com um conselho fiscal e deliberativo, diretoria, professores e técnicos muito dedicados. Esse grupo tem um amor enorme por cada aluno”.

A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Beatriz Prata, elogiou a alegria das crianças já na cerimônia de abertura, nesta sexta-feira. “Eu gostaria de ressaltar o que mais me chama a atenção neste evento: a alegria e o entusiasmo dos alunos da APAE. Isso mostra um trabalho muito competente, com muito amor e envolvimento. As crianças são muito transparentes. Elas mostram, nessa expressão de felicidade, a satisfação com o trabalho da entidade”.

Ela ainda chamou a comunidade a participar de toda a programação durante esta semana. “Essa é uma entidade que faz um trabalho de excelência. É um momento gratificante e é a hora de reconhecer esse trabalho e apoiar a APAE em Manhuaçu. Toda a população deve participar”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

24/08/2009 – Segunda-feira

Carreata pela cidade

Saída e chegada: APAE/ Escola

Horário: 8h00min

25/08/2009 – Terça -feira

Oficinas com a Família

Local: APAE/Escola

Horário: 13h00min às 17h00min

26/08/2009 – Quarta-feira

Dia do Circo

Local: APAE/Escola

Horário: Matutino e Vespertino – Apresentações 9h00min e 15h00min

27/08/2009 – Quinta-feira

Gincana dos Autodefensores

Local: APAE/Escola

Horário: 8h00min às 11h30min

28/08/2009 – Sexta-feira

Dia Dançante

Local: APAE/Escola

Horário: 9h00min às 11h00min e

14h00min às 16h00min

Carlos Henrique Cruz/Jailton Pereira - 22/08/09 - 00:02 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.