MANHUAÇU (MG) - Os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhuaçu (Apac), agora podem contar com o atendimento odontológico, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu. Na manhã desta quinta-feira (31/08) a Prefeita Imaculada, juntamente com a Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde Norma do Valle, o coordenador da Saúde bucal Lucas Dornelas estiveram na instituição para conferir o local de atendimento.
“O nosso compromisso é expandir o atendimento da saúde primária, que é o que temos feito. Melhorando as instalações dos postos de saúde, adquirindo mais equipamentos, buscando mais recursos para fortalecer a saúde da nossa população na base”, comentou a Prefeita Imaculada.
A Secretária de Saúde destaca que a oferta de serviços de saúde é garantido a todos, sendo um dos princípios do SUS. “Nós queremos que todos tenham acesso a uma saúde de qualidade, sem distinção. Para isso, também é necessário levar saúde a quem está privado de liberdade, pois isso ajuda no seu processo de recuperação. Hoje nós oferecemos atendimento médico e odontológico na Apac e também no presídio de Manhuaçu”, disse Ana Lígia.
A diretora da instituição Denise Rodrigues de Oliveira conduziu a vista, juntamente com os funcionários. Também esteve presente o promotor de justiça Dr. Guilherme de Castro Germano e estagiários do Ministério Público de Minas Gerais.
Aumento da cobertura da saúde bucal
O coordenador da Saúde Bucal, Lucas Dornelas, ressalta que desde de 2021 houve um aumento de mais de 100% de cobertura de locais com atendimento odontológico. “Em 2021 haviam 07 consultórios odontológicos no município, hoje nós contamos com 25 consultórios. Conseguimos zerar a fila de alguns atendimentos, entre eles de frenectomia e atendimento para pacientes especiais em odontologia. Temos uma cobertura de mais de 90% de atendimentos de gestantes, realizamos em média 900 entregas de próteses anualmente, além de mais 140 mil procedimentos e mais de 25 mil atendimentos por ano”.
Ainda segundo Lucas, mais serviços estão sendo ofertados a população e novos consultórios serão abertos. “Recentemente conseguimos a habilitação do CEO, o Centro de Especialidades Odontológicas, com tratamento especializado em endodontia, fazendo canal, prótese, periodontia, em parceria com a Unifacs. Já estamos fazendo uma nova licitação para adquirir novas cadeiras e iremos abrir mais consultórios, entre eles no ESF do bairro Lajinha”.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu