Portal Caparaó - Cafés de Manhuaçu passam para 2ª etapa do concurso dos melhores cafés Fairtrade do Brasil
Agronégocios

Cafés de Manhuaçu passam para 2ª etapa do concurso dos melhores cafés Fairtrade do Brasil

15/09/2023 - Atualizado em 16/09/2023 08h58

REDAÇÃO - Os cafés dos produtores Fabiano Henrique Diniz e Ercilei José de Oliveira, da COORPOL - Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta – de Manhuaçu, foram classificados para a segunda rodada de provas do Golden Cup Brasil 9ª Edição.

Entre os dias 04 e 05 de setembro, provadores de alto nível estiveram identificando os melhores cafés Fairtrade do Brasil. A provas contaram com a participação de Q Graders e R Graders membros de diferentes Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade, a e ainda com a presença de renomados profissionais, atuantes no mercado de cafés especiais.

O time de provadores foi composto por Ana Carolina Fernandes da Silva (COOPFAM), Everton Henrique Canaverde (COOPERNOVARUM), Ruhan luz Corrêa (ASCARIVE), Valdinei Neves Bernardes (DOS COSTAS), Paulo Afonso Ferreira Júnior (CLAC), Cecília Sanada (CLAC), Jan Komarek (Diretor Comercial e de Qualidade da Bailies Coffee – Irlanda do Norte), e Bruno Aguiar (BRFAIR).

Ao todo foram avaliadas 28 amostras, oriundas de pré-seleções realizadas pelas Cooperativas e Associações de Produtores Faitrade, que durante a safra 2022/23 identificaram seus melhores lotes, para a disputa do Golden Cup 2023. As amostras concorreram nas categorias Café Arábica (Natural ou Cereja Descascado ou Processos) “Microlotes”; Café Arábica (Natural ou Cereja Descascado ou Processos) “Container cheio”; Café Canephora (Natural ou Descascado) “Microlotes”; e Categoria Café Canephora (Natural ou Descascado) “Container Cheio”.

Os cafés de Ercilei José de Oliveira e de Fabiano Henrique Diniz serão submetidos a uma nova seleção (etapa 02), no dia 12/10, onde membros de exportadoras e grandes players do mercado definirão os melhores cafés Faitrade do Brasil, ganhadores da oitava edição do Golden Cup Brasil.

Este importante torneio de qualidade tem o objetivo de contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nos níveis nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados para os Cafés Fairtrade, e contribuindo para a agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção.

O torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup abrange todas as Organizações de Pequenos Produtores de café Fairtrade do Brasil, e é realizado pela Coordenadora Latino – Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo – CLAC, em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil – BRFAIR; e contando ainda com apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, e da International Trade Centre – ITC.

Os cafés selecionados na etapa 02 do torneio serão enviados para diferentes países consumidores de cafés certificados Fairtrade, representando o Brasil como origem produtora de cafés especiais, certificados e sustentáveis. Os melhores colocados nas quatro categorias serão apresentados nas principais férias de cafés especiais do mundo, e receberão a premiação durante a SIC 2023.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó - Com informações do BR Trade

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.