Portal Caparaó - Queda de arrecadação preocupa prefeitos mineiros
Política

Queda de arrecadação preocupa prefeitos mineiros

28/09/2023 - Atualizado em 28/09/2023 12h56

REDAÇÃO - A queda na arrecadação dos municípios preocupa prefeitos mineiros porque pode comprometer a prestação de serviços básicos à população. A avaliação é das lideranças que participaram de audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (27/9/23).

A reunião foi convocada a pedido da deputada Ione Pinheiro (União Brasil) e dos deputados Antonio Carlos Arantes (PL) e Rodrigo Lopes (União Brasil) para discutir a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Trata-se de recursos transferidos pelo Governo Federal, que consistem na principal fonte arrecadação para pequenos municípios.

No acumulado de 2023, o total de recursos repassados aos municípios mineiros pela União acumula alta, segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM). Mas, em julho, as transferências tiveram redução de 9,15%, seguida de outra retração de 8,1% em agosto, na comparação com os mesmos meses do ano passado.

O resultado dessa variação negativa é que muitos pequenos municípios se veem em dificuldades financeiras. É o caso de Piedade dos Gerais, cidade de 5 mil habitantes na Região Central do Estado. Segundo o prefeito Daniel Maurício Reis, o FPM representa 80% da arrecadação municipal, e os repasses tiveram redução de 8,4% em agosto.

Em Rio Manso (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que tem 5.550 habitantes, a situação é a mesma. “Não estamos conseguindo cumprir com nossas obrigações. Com essa queda, está tudo muito difícil para nós”, afirmou o prefeito Luiz Leonardo Lucena.

Prefeitos reclamam da queda nos repasses do FPM

O principal motivo da redução do FPM seria a queda nas suas duas fontes de receita: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda. Entre janeiro e julho deste ano, a arrecadação do IPI caiu 12,97%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a AMM. Já a receita com o Imposto de Renda Pessoa Jurídica diminuiu 5,69% nesse mesmo intervalo de tempo.

Mas a queda nos repasses do FPM não é a única explicação para as dificuldades financeiras das prefeituras, segundo o presidente da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro. Ele apresentou números que evidenciam uma redução generalizada em outras importantes fontes de arrecadação municipal.

Também houve perdas na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que o Estado divide com os municípios. Entre janeiro e julho de 2023, a receita acumulada do imposto encolheu mais de R$ 2 bilhões, o que significa uma redução de 4,88% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o levantamento da AMM.

Além disso, a Lei 24.431, que alterou o ICMS da Educação, também vai impactar as contas municipais. De acordo com a AMM, a alteração nos critérios de distribuição dos recursos do ICMS vai beneficiar 462 municípios, enquanto 391 municípios terão perda de receita. Neste caso, as grandes cidades do Estado são as maiores prejudicadas. Juiz de Fora (Zona da Mata), por exemplo, terá redução de 11% em suas transferências de ICMS.

Para o presidente da AMM, a redução nas várias fontes de arrecadação dos municípios reflete o mau desempenho da economia nacional. Ele também reclamou que as prefeituras são obrigadas a arcar com muitas despesas que são criadas por decisões do Governo Federal. “A arrecadação caiu em todos os setores e a situação tende a piorar nos próximos meses”, afirmou.

Para evitar uma queda brusca nos repasses do FPM devido à redução na população de muitos municípios constatada pelo Censo 2022, foi sancionada em junho deste ano a Lei Complementar Federal 198, que prevê uma transição de dez anos para que as prefeituras se enquadrem nos novos critérios de distribuição dos recursos.

Mas, na avaliação de Marcos Vinícius Bizarro, a compensação proposta pelo Governo Federal não será suficiente para aliviar a situação das prefeituras. Por isso, ele defende o pagamento de um repasse extra do FPM em novembro, em caráter emergencial, e o pagamento permanente de outro repasse adicional todo mês de março.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.