Portal Caparaó - Dois envolvidos em roubo a agricultor se apresentam a polícia
Segurança

Dois envolvidos em roubo a agricultor se apresentam a polícia

21/06/2007 - Atualizado em 23/06/2007 10h40

Antônio Carlos Moreira de Brito, o Toninho (foto), 19 anos, e Luiz Paulo de Souza, 19, se apresentaram à Polícia Civil de Manhuaçu acompanhados de seus advogados na terça-feira. Eles confessaram o envolvimento no roubo de R$ 3.500,00 do agricultor Divino Geraldo Fochat, 39 anos, na estrada de Ponte do Silva, na quarta-feira (13).

A história de que o crime seria relacionado a uma dívida foi descartada. Os dois rapazes, segundo a polícia, planejaram o roubo ao comerciante de café. Eles sabiam dos negócios de Divino Fochat e decidiram segui-lo até Manhuaçu.

Quando retornava, no final da manhã, para Ponte do Silva, o comerciante viu Toninho e, por uma recomendação de um outro amigo que estava no caro, parou o veículo e deu carona para ele.

“Eles acompanharam as atividades dele e viram quando saiu do Sicoob. Na realidade Divino já estava com dinheiro, mas eles deduziram a movimentação por causa da passagem dele no banco e sua postura como bom comerciante”, contou o delegado Getúlio Vargas Lacerda.

APRESENTAÇÃO

Para o delegado, as buscas das Polícias Civil e Militar intimidaram os dois rapazes: “Eles sabiam que estávamos com quatro equipes fazendo rastreamento na região. Na segunda-feira, a PM localizou a motocicleta preta de Toninho numa mata fechada na região da Taquara Preta”.

Toninho se apresentou acompanhado de advogados na manhã de terça, enquanto Luiz (foto) procurou a Polícia Civil à tarde. Eles entregaram quase todo o dinheiro do roubo. Os dois dividiram os R$ 3.500,00. Na apresentação, ficaram faltando apenas 50 reais.

Segundo Getúlio Lacerda uma arma calibre 38 também foi entregue por Toninho, mas o outro revólver 44 não foi localizado.

O ROUBO

Quando chegava ao distrito de Ponte do Silva, o rapaz anunciou o assalto e com revólver em punho obrigou Divino a entregar o dinheiro.  “Informações preliminares mostram algumas contradições, mas as investigações indicam alguns detalhes. O Toninho contou que houve um planejamento. Eles seguiram para Manhuaçu com a intenção de assaltar o Divino. Eles o vigiaram enquanto foi a bancos”, contou o delegado. Segundo ele, Luiz seguiu com a moto atrás do Astra do comerciante.  Ele tentou obrigar o comerciante a entrar para uma estrada vicinal. Foi dado um tiro para o chão e outro na cabeça.

“Poderia ter morrido devido a ação desse rapaz. Parece que o tiro foi para intimidar, mas ele falou que foi porque ficou nervoso já que o comerciante não entregou o dinheiro de imediato. Divino teria dito que estava com quatrocentos reais, mas depois entregou todo o dinheiro”, explicou.

Sobre a história ventilada de que seria um desacordo o motivo do crime, a polícia já esclareceu que isso não procede. Não teve nada haver com cheque emitido por Divino ou compra de terreno, na realidade eles roubaram e feriram um comerciante em sua atividade de trabalho, inclusive com risco para a vida dele.

A polícia apura ainda se a dupla teve ou não participação em outros casos semelhantes registrados na região de Ponte do Silva. Eles negam que tenham cometido outros delitos.

Os dois ficaram presos já que havia sido decretada a prisão temporária por trinta dias.

Carlos Henrique Cruz - 21/06/07 - 00:44 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.