Portal Caparaó - Pequiá: instalação da paróquia neste domingo
Geral

Pequiá: instalação da paróquia neste domingo

28/08/2009 - Atualizado em 30/08/2009 12h52

Neste domingo, dia 30 de agosto, às 10 horas, será realizada a missa presidida pelo Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) Dom Frei Célio Goulart, quando será instalada a Paróquia de São Paulo Apóstolo e a posse do Padre Enildo Genésio de Souza, 30 anos, na comunidade de Pequiá, distante 38 quilômetros de Manhuaçu, na divisa de Minas com o Espírito Santo.

 A criação da nova paróquia tem uma motivação estratégica para a presença da Igreja Católica. É um antigo anseio das comunidades e representa um reconhecimento a uma região distante das outras paróquias. “A comunidade de Pequiá tem dificuldades para participar de ações nas paróquias de Iúna, Ibatiba e Irupí. São muito distantes. Temos características únicas aqui e que motivaram a criação dessa nova Paróquia”, afirma o Padre Enildo.

A sede da Paróquia e a Matriz serão a Igreja de Nossa Senhora Sant´ana em Pequiá. “Vamos definir um espaço para a imagem de São Paulo Apóstolo. Ele será o padroeiro da Paróquia, enquanto a Matriz e a comunidade de Pequiá continua com sua padroeira”, explica o sacerdote.

Padre Enildo (foto) conta que a nova paróquia recebe 14 comunidades que antes integravam as paróquias vizinhas. Ele acredita que irá reorganizar duas comunidades e agregar outras três no futuro. “Manhumirim tem 65 comunidades e três delas estão bem pertinho da gente, na divisa. Estamos verificando com as comunidades e com a Congregação para que possam ser assumidas pela gente, afinal a ligação conosco já é muito grande”, detalha o sacerdote.

O administrador da nova paróquia explica que todo o trabalho vai ser focado nos ideais de parceria e unidade. “Queremos atuar integrados com essas paróquias. A nossa presença aqui é para somar e unir essas comunidades ainda mais”, reforça. Antônio José - 28/08/09 - 09:12- portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.