Portal Caparaó - Inverno começa hoje com mais frio
Segurança

Inverno começa hoje com mais frio

21/06/2007 - Atualizado em 22/06/2007 00h34

O inverno brasileiro começa nesta quinta-feira, 21 de junho. Com o frio, que deve chegar com força, algumas doenças podem afetar os mineiros com mais facilidade. Problemas respiratórios e alérgicos e doenças de pele são mais comuns nessas condições. Também aparecem com maior freqüência algumas situações de risco. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde dá 10 dicas para manter a saúde no tempo frio.

- Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados costuma-se sentir calor, porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhe-se antes de sair ao “ar livre”

- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos;

- Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

- Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação;

- Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado_ quente ou frio;

- Durma em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos;

- As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos

- As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes, como bronquite e rinite, costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e, claro, seguir suas recomendações.

- Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”

- Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas na cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente

00:52 - 21/06/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.