Portal Caparaó - Motociclista de Manhuaçu realiza o sonho de cruzar a Transamazônica
Entretenimento

Motociclista de Manhuaçu realiza o sonho de cruzar a Transamazônica

16/11/2023 - Atualizado em 16/11/2023 16h42

REDAÇÃO - Welerson Carvalho, residente de Manhuaçu, realizou um sonho e um desafio que muitos motociclistas têm: cruzar a floresta amazônica de moto, uma das estradas mais belas e perigosas do Brasil.

A BR 319, conhecida como a nova transamazônica, e a BR 230, formam a Rodovia Transamazônica, uma rodovia federal que atravessa o Brasil, com uma extensão implantada de 4 260 km (5.662,60 quilômetros incluindo os trechos não construídos).

"Tem época no inverno amazônico que é impossível trafegar por causa das chuvas. Mas eu escolhi o tempo certo e parti. Saí de Porto Velho com coragem e determinação. Apoio dos familiares e fui. Primeira parada para organizar as coisas foi Humaitá AM. No primeiro dia, passando por Realidade, último local com suporte de gasolina, pois daí em diante era só com Deus e fui. Cheguei em Manaus e me preparei para mais uma aventura: 36 horas de barco, dormi na rede e parti sentido a Santarém (PA) para encarar a BR 230, a temida transamazônica", conta.

Um dos desafios da BR 230 é a escassez de recursos e pontos de apoio ao longo do seu trajeto. "Sem pontos de água e de gasolina e muita poeira. Com muito esforço, pois a poeira era demais, a moto não conseguia se estabilizar, parei e esvaziei os pneus. Aí sim, consegui uma boa pilotagem. Venci o Pará", destaca.

Ainda tinha muito caminho pela frente, a viagem ainda passou pelos estados de Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás. "Após passar Brasília, no Distrito Federal, meu destino final se aproximava: minha Minas Gerais. Uma vitória com Deus no comando. Muito difícil, foram mais de 5 mil km de estradas em 12 dias", comemora o aventureiro.

Wellerson embarcou sua motocicleta, uma Honda XRE 300 cilindradas em Manhuaçu numa transportadora para Rondônia e seguiu de avião para dar início ao retorno pra casa pilotando a sua companheira de estrada.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.