Portal Caparaó - Estudantes retratam patrimônios de Manhuaçu esbanjando criatividade
Entretenimento

Estudantes retratam patrimônios de Manhuaçu esbanjando criatividade

19/11/2023 - Atualizado em 19/11/2023 16h59

MANHUAÇU (MG) - Alunos do 2º ano 1 da Escola Estadual Renato Gusman desenvolveram um projeto chamado “Manhuaçu e suas Histórias” e a apresentação dos trabalhos aconteceu na última terça-feira, 14, na Fundação Manhuaçuense de Cultura.

A ideia do projeto surgiu por iniciativa do professor Daniel Clemente depois que seus alunos assistiram a um filme e se interessaram pelo enredo. “Os alunos da 2º série 1 assistiram ao filme “Narradores de Javé “. Esse filme narra a história de uma cidade do interior da Bahia que estava em risco de virar uma grande usina hidrelétrica. A única maneira de barrar a construção da represa era contar a história de Javé através de seus patrimônios matérias, imateriais e até mesmo a grande história do surgimento do povoado de Javé. Durante o filme, várias histórias foram ouvidas com várias versões diferentes que por falta de registros resultou a destruição daquela cidade” – explicou o professor, destacando que o interesse dos seus alunos surgiu daí.  “Após uma crítica do filme, fizemos uma investigação da nossa história através dos seus bens materiais e imateriais, bem como a histórias de nossa cidade. O primeiro passo foi identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidades, atenção crítica e ética” – disse.

Ainda segundo o professor Daniel Clemente, os estudantes foram a campo levantar informações e fizeram entrevistas com personagens que contribuíram para o entendimento de algumas passagens históricas do município de Manhuaçu. “Após apuração os próprios alunos escolheram alguns bens materiais importantes da cidade e os retrataram através de maquetes que foram expostas no evento da última terça-feira. O mês de novembro foi escolhido para fazer essa representação pelo fato de ser o mês do centésimo quadragésimo sexto aniversário de Manhuaçu e na Casa de Cultura por ser o nosso maior espaço de preservação da nossa história” – finalizou Clemente.

A apresentação na Casa de Cultura contou com a presença da Prefeita Imaculada, do Secretário de Cultura e Turismo Daniel Vieira, da presidente da Fumacult, professora Celeste Fraga de Oliveira, Arlene Gomes, diretora da Escola Renato Gusman, professores da unidade e de outras escolas que foram prestigiar os trabalhos dos alunos da escola pública.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.