Portal Caparaó - Casa de Cultura celebra 42 anos de uma bela história
Entretenimento

Casa de Cultura celebra 42 anos de uma bela história

30/11/2023 - Atualizado em 01/12/2023 09h10

MANHUAÇU (MG) - A noite desta quarta-feira,29, foi momento marcante para as pessoas que gostam e valorizam a cultura. Foi comemorado o 42º aniversário da Casa de Cultura de Manhuaçu “Ilza Campos Sad” (Palácio da Cultura), onde está guardada belas histórias do município e da região, em páginas de jornais, revistas, livros e fotos. Participaram da noite comemorativa, a presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura (Fumacult), professora Celeste Fraga, o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Luiz Gonzaga Amorim, Secretário de Cultura, Daniel Vieira, o poeta, Benoni da Paixão (representando a ACLA). Membros da Academia Manhuaçuense de Letras, convidados, além de profissionais da Imprensa prestigiaram do momento festivo.

A apresentação musical ficou sob a responsabilidade do Trio de Ouro (Maestro Anastácio, Waldir Lino e Alcino Tupini), que foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito. O pianista Carlos Henrique também fez uma belíssima apresentação.

O cerimonial foi conduzido pela acadêmica, Marinez Bragança, que ressaltou a história do surgimento da Casa de Cultura de Manhuaçu. No dia 8 de novembro de 1981, numa reunião realizada na Superintendência Regional de Ensino, a professora Ilza Campos Sad deu a ideia para criar a Casa de Cultura, onde poderia ser guardada a história da região e ser local para pesquisas, visitação e, onde as pessoas pudessem enriquecer o conhecimento. Passados 42 anos, hoje o espaço recebe estudantes, pesquisadores e pessoas que têm curiosidade em saber sobre Manhuaçu, que já foi um país em Minas por 22 dias.

Para marcar esse novo tempo, a presidente da Fumacult, Celeste Fraga e o presidente da AML, Luiz Amorim entregaram aos acadêmicos, a Carteira de identificação. Os colaboradores, que dia a dia estão na Casa de Cultura realizando trabalhos artísticos diversos, também receberam a Carteira de Colaboradores.

Inauguração da galeria de fotos Ipiranga

Após a cerimônia de comemoração dos 42 anos de aniversário da Casa de Cultua “Ilza Campos Sad”, os convidados participaram da inauguração da galeria de fotos do Ipiranga Futebol Clube. Mais de 40 fotos fazem parte do acervo, assinado por Walter Marques (Waltinho Fotógrafo), desde 1986 a 2001. Apaixonado por futebol, o fotógrafo não faltava aos jogos do Ipiranga no JK, para registrar a trajetória do seu time de coração. Ao lado dos amigos da época, professor Amândio Augusto (Qatar), Geraldo Magela (São João) e Jaime de Paula, Waltinho Fotógrafo fez uma viagem no passado e, com facilidade lembrou os nomes dos jogadores, comissão técnica, que estão para sempre registrados por sua lente. “Estou feliz por esse momento. Centenas de pessoas me cobravam, para eu fazer uma galeria mostrando em fotos, a história do nosso querido Ipiranga Futebol Clube, que trouxe tantas alegrias ao povo nas tardes de domingo”, disse Waltinho.

Para o professor, Amândio Augusto, que fez parte da comissão técnica do Ipiranga (Preparador Físico), o momento foi de pura emoção, principalmente rever amigos com quem trabalhou no JK. “Fico lisonjeado por ter feito o registro em 1988, trabalhado no Ipiranga. Isso me possibilitou conquistar o espaço fora do País”, ressalta Amândio Augusto.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.