Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu participa de evento sobre violência contra a mulher
Política

Câmara de Manhuaçu participa de evento sobre violência contra a mulher

14/12/2023 - Atualizado em 15/12/2023 08h10

MANHUAÇU (MG) -A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu marcou presença na palestra “Conscientização dos homens para o fim da violência contra a mulher”, realizada na tarde de terça-feira (12/12) no auditório do Sicoob. O evento foi organizado pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Estiveram na palestra a procuradora geral da Procuradoria da Mulher do poder legislativo, vereadora Mariley Assistente Social (PP), e a segunda vice-procuradora, vereadora Eleonora Maira (PSB). Durante o encontro, foram ministradas três palestras sobre a violência praticada contra as mulheres especialmente direcionadas aos homens. Ficaram responsáveis pelas palestras a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a psicóloga Raiane Ferreira, do projeto Diálogos Sobre a Masculinidade, e o psicólogo Bruno Oliveira Rocha.

O sargento Aílton e a soldado Mariane, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), deram início ao evento. Sargento Aílton destacou a importância dos temas que seriam debatidos. O vice-presidente do Conselho Administrativo do Sicoob, Vinícius Magalhães Dutra, deu as boas vindas ao público e falou um pouco sobre as ações sociais desenvolvidas pela cooperativa. Dutra chamou a atenção para a relevância das palestras e lembrou que, por falta de informação, as pessoas podem se omitir diante de situações de violência contra a mulher.

Mariley Assistente Social abordou os serviços prestados pela rede de assistência em Manhuaçu e o papel da Procuradoria da Mulher. Ela aproveitou para convidar o público a tornar-se um parceiro na luta contra esse tipo de violência.

Palestras

Na primeira palestra, a delegada Adline Ribeiro traçou um panorama histórico das conquistas das mulheres no enfrentamento da violência até a promulgação da lei Maria da Penha. Ela falou sobre os tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) praticados e sobre as medidas protetivas, que têm o objetivo de proteger mulheres em situação de risco.

Adline Ribeiro enfatizou que os índices revelam que a mulher tem mais chance de ser agredida ou assassinada por pessoas que fazem parte de seu cotidiano do que por desconhecidos. Ela finalizou sua fala projetando no telão a frase “A vida começa quando a violência acaba”, da ativista Maria da Penha.

A psicóloga Raiane Ferreira, do projeto Diálogos sobre Masculinidades, falou sobre o programa que tem como objetivo prevenir e combater a violência doméstica e conscientizar os homens autores de agressões. Ela explicou que nada justifica uma violência, mas que é necessário entender as razões pelas quais ela acontece para que não haja novas ocorrências.

O psicólogo Bruno Oliveira Rocha abordou as referências sociais no processo de formação dos homens e as dificuldades de alcançar mudanças de comportamento. Ele sugeriu o diálogo, a paciência e a procura de ajuda no enfrentamento do problema. O público pôde esclarecer várias dúvidas com os profissionais.

Ao final do evento, Mariley Assistente Social lembrou que, durante 2023, as entidades que formam a rede passaram a se conhecer e manifestou seu desejo de ver mais entidades a compondo no próximo ano. A vereadora Eleonora Maira disse que seria importante levar esse debate para as escolas. Ela agradeceu a presença do público e pediu que as pessoas levassem a mensagem aprendida. “Quero contar com vocês para fortalecer esta rede”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.