Portal Caparaó - CMDRS planeja ações para as comunidades rurais de Manhuaçu
Agronégocios

CMDRS planeja ações para as comunidades rurais de Manhuaçu

29/12/2023 - Atualizado em 29/12/2023 17h21

MANHUAÇU (MG) - Na última reunião ordinária do ano, o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu, debateu prioridades de trabalho para 2024.

Entre os presentes, o Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares, e o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Roberto Muniz, e a Vereadora Eleonora Maira.

O Conselho atua em diversas frentes de trabalho, com comissões específicas como a de Estradas, Transporte Escolar, Meio Ambiente, Saúde, entre outras, associadas ao dia-a-dia e ao bem-estar das famílias rurais.

Neste contexto, os conselheiros, que são moradores de comunidades rurais trazem demandas do local onde residem, as analisam em plenário e formalizam pedido de providências aos órgãos competentes, entre outras medidas.

Na recente reunião, uma questão amplamente debatida foi a recorrente preocupação com o uso indevido de agrotóxicos. Na região, têm sido constatados diversos casos de pessoas que têm adoecido por causa do manuseio inadequado de produtos químicos nas lavouras, a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e desinformação sobre os riscos destes produtos.

Outro aspecto desta preocupação é com a proteção às nascentes, preservando-as da contaminação com resíduos químicos e do desmatamento.

As demandas foram devidamente ouvidas e discutidas, contribuindo para a formulação do Plano de Ação para o ano vindouro.

O Presidente do CMDRS, Geraldo da Costa Reis Sobrinho, agradeceu ao apoio dos conselheiros, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, dos Sindicatos e de todas as instituições do meio rural que mantêm ativa participação junto ao conselho. ‘Tivemos muitas reivindicações atendidas e temos outras que precisam ser resolvidas. Agradecemos a todos os conselheiros e apoiadores da entidade’, pontuou o Presidente Geraldo.

Thomaz Júnior

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.