Portal Caparaó - Agricultores familiares da região receberão fertilizantes em parceria com a Emater-MG
Agronégocios

Agricultores familiares da região receberão fertilizantes em parceria com a Emater-MG

31/01/2024 - Atualizado em 01/02/2024 07h19

BELO HORIZONTE (MG) - O Governo de Minas oficializou nova parceria com a empresa Harsco Environmental para a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para a agricultura familiar de 270 municípios mineiros. A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores sejam beneficiados por ano. Agricultores familiares da região de Manhuaçu receberão fertilizantes nessa parceria.

O documento foi firmado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, pelo diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),  Otávio Maia, e pelos representantes da Harsco Environmental: o presidente na América Latina, Wender Andrade Alves, e o diretor, Celio Eduardo de Oliveira.

“O hortifruti é produzido essencialmente pelo agricultor familiar no Brasil, e em Minas Gerais isso é ainda mais evidente, e portanto precisamos apoiar esse segmento para garantir uma alimentação adequada, saudável, disponível e a preço justo para todas as pessoas”, constatou o vice-governador de Minas, Professor Mateus, ao acompanhar a assinatura da parceria, que terá período inicial de cinco anos.

O secretário Thales Fernandes frisou que o programa vai viabilizar a doação dos fertilizantes, distribuídos com a assistência técnica da Emater-MG e a análise de solos feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tudo em parceria com as prefeituras e a iniciativa privada.

“O resultado será a correção do solo para aumento da produtividade e lavouras mais eficientes, o que nós da Seapa e vinculadas buscamos cada vez mais”, destacou Fernandes.

Os parâmetros para distribuição e logística serão definidos pela Seapa, em conjunto com Emater-MG, prefeituras e entidades do setor rural. Em paralelo, a empresa de assistência técnica fornecerá orientações aos pequenos produtores beneficiados sobre o uso adequado do produto.

Inicialmente, serão contemplados agricultores de municípios de nove unidades regionais da Emater-MG no estado: com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa. As regionais e os municípios selecionados estão localizados em um raio de até 300 quilômetros do município de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, onde a empresa parceira tem unidade em Minas Gerais.

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG. Os resultados esperados incluem a melhoria dos solos, o aumento da produtividade, a recuperação de áreas agricultáveis e de pastagens degradadas, com a consequente redução da pegada de carbono.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.