Portal Caparaó - Melhores do Brasil: Torrefação de Café de São Pedro do Avaí conquista a 9º posição
Agronégocios

Melhores do Brasil: Torrefação de Café de São Pedro do Avaí conquista a 9º posição

08/02/2024 - Atualizado em 08/02/2024 16h59

MANHUAÇU (MG) - A D’Rocha Cafés é uma torrefação de cafés de qualidade localizada em São Pedro do Avaí, distrito de Manhuaçu, que tem como fundador e mestre de torras, Oscar Dutra Rocha.

O campeonato em questão, chamasse “Torrefação do Ano” e é promovido pela Atilla Coffee Roasters  e contou com a participação de mais de 80 torrefações de todo o Brasil.

A competição foi dividida em 3 etapas, na primeira etapa as 84 torrefações inscritas receberam 2 cafés de origens diferentes e deveriam torrá-los em seu próprio equipamento, da maneira que quisessem e enviá-los novamente a sede da Atilla, juntamente com uma ficha descrevendo as características encontradas em cada café. As amostras das torras enviadas foram codificadas, degustadas e avaliadas pelo corpo de juízes. As 20 torrefações com as maiores notas da primeira fase foram então classificadas para a grande final, que aconteceu durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.

Na grande final os competidores tiveram uma hora de treino para se familiarizar com os torradores e se preparar para a torra final que aconteceu no dia seguinte.

No segundo dia os competidores tiveram 1 hora para torrar os 2 cafés e posteriormente mais 1 hora para provar, escolher a melhor torra e blendar os cafés para avaliação. Novamente as torras foram avaliadas pelo corpo de juízes, sendo julgado individualmente cada 1 dos cafés e também um blend contendo os dois cafés.

Na divulgação dos vencedores, a D’Rocha Cafés conquistou o 9° lugar, como conta o responsável pelas torras, Oscar Dutra Rocha.

“ Ficamos extremamente felizes e honrados de participar dessa importante competição, foi nossa primeira vez competindo e classificar para a final ficando entre os 20 melhores, já foi uma grande conquista. Nos preparamos e conseguimos figurar entre as 10 melhores torrefações do Brasil, feito que nos deixa muito orgulhosos  e felizes, sabendo que nossa dedicação e nosso amor pelo café  está dando frutos”.

Oscar ainda ressalta que "o foco da D’Rocha é levar para os brasileiros os cafés de altíssima qualidade produzidos na Região das Matas de Minas". Além de comercializar os cafés já torrados, a D’Rocha presta serviço de Torra e envasamento de café.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.