Portal Caparaó - Manhuaçu: 9ª Conferência de Saúde será em Dezembro
Geral

Manhuaçu: 9ª Conferência de Saúde será em Dezembro

18/09/2009 - Atualizado em 21/09/2009 13h06

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu será dia 12 de dezembro. A meta é elaborar o Plano Municipal de Saúde. A comissão organizadora foi definida na reunião do CMS com 9 integrantes: Elisabeth Marçal, Maria Inês Roldão, Drs. Paulo César Oliveira e Sebastião Andrade, Sérgio Moreira, Noel Joaquim Andrade, Afonso Sangi, Marivaldo Anselmo e Custódio Ferreira. As reuniões nos bairros e distritos (Conferências Locais) serão realizadas a partir de 13/10 para escolha dos delegados que irão participar das pré-conferências agendadas para 28/11 e 05/12.

CONFERÊNCIA AMBIENTAL

O CMS, Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Manhuaçu   e demais seguimentos da sociedade organizarão a Conferência Nacional de Saúde Ambiental, etapa municipal, prevista para 16/10. O CMS, com vasta experiência na organização de eventos deste porte, participará ativamente dado a importância conferência que terá ainda as fases estadual e nacional.

PSF TERÁ DENTISTA

Os conselheiros de saúde foram informados que está sendo iniciado o processo de implantação de  equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF). Serão beneficiadas as unidade que possuem sede própria. Inicialmente, os PSFs de Sacramento e Ponte do Silva receberão as equipes.  O objetivo é investir na saúde bucal da população de Manhuaçu como um todo, tanto é, que continua em andamento o processo de implantação do CEO – Centro Especializado de Odontologia. Os conselheiros cobraram mais agilidade no processo para melhorar o atendimento em saúde bucal prestado pelo município.

DENÚNCIAS

Foram feitas três denúncias ao CMS. Uma delas questiona a morte de uma mulher de 27 anos, residente em Manhuaçu, que deu entrada no SUS em 1º de agosto, às 07:30 e teria sido mal atendida no Pronto Atendimento (PA). Para a família, a morte pode ter acontecido devido falha no atendimento prestado. A denúncia está sendo averiguada pela Secretaria Municipal de Saúde. Outra denúncia, apresentada pelo conselheiro Sérgio Moreira, critica o atendimento prestado pelo Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com o conselheiro, a desinformação e despreparo existentes no setor causam transtornos à população. Uma terceira denúncia foi feita pelo conselheiro Cristiano, dando conta de que os médicos que atendem no Pronto Atendimento costumam sair no mesmo horário para jantar, deixando os pacientes aguardando. O conselheiro reforçou que presenciou o fato pessoalmente, quando foi levar um familiar ao SUS.

ASSUNTOS VARIADOS

Conselheiros foram convidados para divulgarem em suas comunidades a Segunda Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. A imunização está sendo realizada desde 14/09 com encerramento previsto para 25/09.

Conselheiros questionaram como está a situação do contrato/convênio com a Renalclin, responsável pelo serviço de Hemodiálise de Manhuaçu, tendo em vista que o mesmo havia sido prorrogado até 20/07, data em que a empresa deveria apresentar documentação regularizada para renovação do contrato/convênio.

Luiz Nascimento - 18/09/09 - 14:47 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.