Portal Caparaó - Câmara de São João aprova requerimento de apoio às forças de segurança de Minas Gerais
Política

Câmara de São João aprova requerimento de apoio às forças de segurança de Minas Gerais

03/03/2024 - Atualizado em 03/03/2024 09h00

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Câmara de São João do Manhuaçu promoveu a 1ª Reunião Ordinária do ano legislativo de 2024. Durante a noite de quarta-feira, 28/02, a reunião foi aberta pelo Presidente Silvânio Moisés, acompanhado da vice-presidente Leninha do Preto e o secretário João Carlos.

Na abertura da sessão legislativa de 2024, o convidado para fazer a oração inicial foi o Pároco de São João do Manhuaçu, Padre Eguinaldo. Além dele, vários moradores, em especial da comunidade do Jatobá participaram da sessão.

APOIO À PEC

O Vereador Silvânio Moisés Nunes (presidente da Casa Legislativa) apresentou o Requerimento nº 001/2024 de apoio à proposta de emenda que visa alterar o artigo 24 da Constituição do Estado de Minas Gerais.

A proposta foi aprovada por todos os vereadores presentes. A moção apoia a PEC que propõe mudanças significativas no processo de fixação e alteração da remuneração dos servidores públicos e do subsídio, abordando especificamente as Forças de Segurança do Estado de Minas Gerais.

A medida foi solicitada pelo Movimento Independente dos Operadores da Segurança Pública de Minas Gerais (MIOSP-MG), destacando a importância de concretizar os preceitos constitucionais relacionados à isonomia e à revisão geral anual dos servidores públicos estaduais.

A proposta busca corrigir uma lacuna legislativa de mais de 25 anos, que resultou em mobilizações e reivindicações por parte das Forças de Segurança, gerando impactos significativos para a tropa. O vereador argumenta que a alteração proposta visa assegurar um direito constitucional, promover estabilidade nas relações entre servidores públicos e Estado, além de abolir práticas de violência patrimonial e psicológica contra os funcionários públicos.

VOTAÇÃO

Foi aprovado o projeto de lei que altera o Código Tributário, extinguindo a cobrança de taxa de expediente para emissão de certidão negativa e limitando a taxa de alvará de estabelecimentos comerciais e industriais em 5 unidades fiscais do município.  

Foram aprovados quatro projetos e um requerimento. Os dois projetos de decretos legislativos fixam os valores dos subsídios dos agentes políticos para o próximo mandato, enquanto o terceiro projeto de lei estabelece a recomposição dos vencimentos-base dos servidores da Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa da Câmara de São João do Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.