Portal Caparaó - Cadastramento Escolar é prorrogado em Minas
Geral

Cadastramento Escolar é prorrogado em Minas

24/06/2007 - Atualizado em 25/06/2007 17h25

A rede pública de ensino recebe até a próxima sexta-feira, dia 29, as inscrições ao cadastro escolar para o ensino fundamental, em 2008, alcançando as crianças nascidas até 30 de junho de 2002.

O cadastro escolar garante uma vaga no ensino fundamental na escola estadual ou municipal mais próxima da residência da criança. Em Belo Horizonte, os pais devem ir a uma agência dos correios e, no Interior do estado, haverá posto de inscrição em todos os municípios. Em Minas, onde a rede pública oferece ensino fundamental de 9 anos, são esperadas cerca de 200 mil inscrições.

Os pais das crianças que completarão seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2008, devem comparecer aos postos de inscrição munidos da certidão de nascimento da criança (original e cópia) e uma conta de luz (original e cópia) da residência, com data a partir do mês de fevereiro/2007.

O cadastro permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranqüilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os que desejam retornar à escola, seja qual for a série do ensino fundamental. Os estudantes em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar, também, o comprovante de escolaridade (caderneta, boletim ou documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem). A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável.

9 anos

A rede pública de ensino de Minas tem posição consolidada entre os demais estados do Brasil nas avaliações nacionais. Os resultados quase sempre colocam o Estado entre os três primeiros lugares, com destaque para a 4ª série do ensino fundamental, que no ranking brasileiro está sempre em primeiro ou segundo lugar.

Como um dos reflexos das políticas públicas do governo de Minas para a educação, destaca-se a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na redes públicas estadual e municipais de ensino dos 853 municípios. Minas Gerais é pioneiro nessa proposta e é o único estado com 100% das escolas públicas de ensino fundamental com um ano a mais de escolaridade.

24/06/07 - 18:03 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.